A escola de samba niteroiense Unidos do Viradouro realiza neste domingo (13) a final da escolha de seu samba-enredo para o Carnaval 2025 rumo ao seu quarto campeonato. O evento promete atrair multidões para a quadra da escola, no Barreto, em Niterói. A abertura está marcada para 17h e contará com um show de Chrigor, ex-integrante do grupo Exaltasamba, que cantará sucessos como “Meu Jeito de Amar” e “Telegrama”.
Após o show de abertura, os segmentos da agremiação sobem ao palco para uma performance coletiva, carregando o público para uma noite de celebração. Em seguida, começa a disputa das três obras finalistas, cada uma com seu próprio coro de compositores e torcida. Eles estão prontos para entoar e defender com voz, canto, suor, lágrimas, alma e amor suas composições. Porém, apenas uma delas ganhará vida na Sapucaí – a não ser que haja junção de obras, o que é muito improvável de ocorrer.
E a atriz Erika Januza, rainha da bateria da Viradouro, fez um convite muito especial para a comunidade comparecer ao grande evento na Zona Norte de Niterói!
Sambas Finalistas
As parcerias que disputam a honra de embalar a escola em 2025 são compostos por parcerias de peso:
Clique na parceria e ouça o samba-enredo!
-
SAMBA 01: Paulo César Feital, Inácio Rios, Marcio André Filho, Vitor Lajas, Vaguinho, Chanel e Igor Federal
-
SAMBA 10: Deco, Samir Trindade, Fabrício Sena, Victor Rangel, Deiny Leite, Robson Moratelli, Felipe Sena, Jeiffer e Ricardo Castanheira
-
SAMBA 24: Mocotó, PC Portugal, J. Lambreta, Peralta, Alexandre Fernandes, André Quintanilha, Bira do Canto, Rodrigo Deja, Ronilson Fernandes e Carlão do Caranguejo, com participação especial de Renato Pacote e Reinaldo Guimarães
Entre o melhor e o favorito
Após análise da equipe do Folha do Leste, houve consenso na preferência pela escolha do samba da parceria liderada por Mocotó, veterano da casa. Entretanto, o favoritismo da escolha pertence à obra de Paulo César Feital e parceiros. Vale dizer que essa opinião se baseia no que disseram os experientes jornalistas do Folha do Leste, com larga experiência carnavalesca: André Freitas, Vicente Dattoli, Angélica Carvalho e Luiz Abud.
“Malunguinho, o Mensageiro de Três Mundos”
O desfile de 2025 da Viradouro terá como tema “Malunguinho: o Mensageiro dos Três Mundos”, enredo assinado pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. O nome de Malunguinho invoca não apenas uma figura histórica, mas um símbolo que entrelaça mundos espiritual, ancestral e material. Assim como o próprio enredo, os sambas concorrentes prometem ser convites ao transe e à euforia carnavalesca.
Malunguinho, celebrado na tradição afro-brasileira, é um espírito de resistência que passeia entre três mundos: o material, o ancestral e o espiritual. Assim como no samba, que une corpo, alma e história em uma única batida, o enredo da Viradouro busca conectar a força da tradição com o brilho contemporâneo da avenida.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Esse enredo pretende transformar a Sapucaí em um terreiro a céu aberto. Alegorias ganharão vida ao passo que cada ala vai evoluir com a fumaça emitida pelo cachimbo de Malunguinho. Como um mensageiro que atravessa tempos e espaços, a bateria do consagrado Mestre Ciça marcará o ritmo, enquanto os componentes da escola conduzirão o público ao êxtase.
Serviço do evento na quadra
Data: 13 de outubro, domingo | Horário: 17h | Local: Quadra da Viradouro, Av. do Contorno, 16, Barreto, Niterói | Atrações: Show de Chrigor e apresentação das três obras finalistas | Ingressos: R$ 50, à venda na secretaria da quadra | Informações: 21-2828-0658 | Classificação etária: 6 anos
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI
[…] parceria liderada por Paulo César Feital venceu a disputa de samba da Unidos do Viradouro para o enredo “Malunguinho, o Mensageiro de Três Mundos”, que a agremiação de […]