EsportesFutebolJustiça

Vini Jr: Justiça da Espanha condena torcedores racistas a prisão

Vini Jr. chora e dá forte declaração contra racismo

Vini Jr: Justiça da Espanha condena torcedores racistas a prisão | Rafael Ribeiro/CBF

A justiça espanhola tardou, mas deu um passo crucial na luta contra o racismo no futebol nesta segunda-feira (10). Enfim, três torcedores do Valencia estão condenados à prisão pelos insultos racistas contra o jogador brasileiro Vinicius Junior.

A sentença se trata, sobretudo, de um passo importante contra a intolerância no esporte. Além da condenação à prisão por apenas 8 meses, o trio está banido por dois anos de estádios de futebol. Além disso, terão que arcar com as custas do processo.

+ LEIA TAMBÉM: JP de volta ao Vasco: Reforço para o meio-campo

Em maio de 2023, durante uma partida entre Real Madrid e Valencia no Mestalla, Vinicius Junior foi alvo de ofensas racistas por parte da torcida valenciana. Como resultado, o caso teve grande repercussão e chegou a interromper o jogo por alguns minutos.

Após a denúncia de La Liga, a liga espanhola de futebol, houve a identificação dos torcedores, com a ajuda de imagens de câmeras de segurança do estádio.

+ LEIA TAMBÉM: ►Libertadores 2024: Rio pode ter feito inédito com 3 times

O presidente de La Liga, Javier Tebas, destacou a importância da decisão para o combate ao racismo.

“Essa é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha. Enviamos uma mensagem clara de que esse tipo de comportamento não será tolerado.”

+ LEIA TAMBÉM: Michael na mira do Flamengo

Em março deste ano, Vinicius Jr voltou a Mestalla para um jogo contra o Valencia. A recepção da torcida foi hostil, com cartazes insultando o jogador e comparando-o ao personagem Pinóquio.

+ LEIA TAMBÉM: Fluminense volta ao Nilton Santos em busca de encerrar jejum

Apesar das ofensas, Vinicius Jr se tornou um símbolo da luta contra o racismo no futebol. O jogador brasileiro vem se posicionando de forma firme contra a intolerância e inspirando outros atletas a fazerem o mesmo. Porém, no momento ele está em Orlando, nos Estados Unidos, com a Seleção Brasileira, se preparando para a disputa da Copa América. Até então, o atleta não se pronunciou.

+ LEIA TAMBÉM: Flamengo: Desafio para base e elenco em sequência de jogos

Contudo, a exemplar postura de Vinicius Jr até aqui em relação ao racismo tem sido de fundamental importância na luta contra o ódio e a discriminação. Não somente no esporte, mas, principalmente, na sociedade em geral.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Esportes