Leste FluminenseNiterói

Verba para o Canal de Itaipu tem aprovação oficializada

Verba para o Canal de Itaipu tem aprovação oficializada

Foto: Lucas Benevides – Prefeitura de Niterói

A verba de R$ 28 milhões para as obras de estabilização do Canal de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, foi aprovada na última segunda-feira (4).

A informação foi divulgada inicialmente, na sexta-feira (1º), pelo prefeito Axel Grael (PDT), na Conferência sobre o Clima da Organização das Nações Unidas (COP 28), em Dubai, nos Emirados Árabes.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

O administrador regional da Região Oceânica, Binho Guimarães, participou da da 182ª reunião do Fundo Estadual de Conservação Ambiental (Fecam), que aprovou o orçamento. Ele comentou sobre os benefícios que a medida poderá trazer.

“Uma grande conquista para o nosso sistema lagunar, que necessita dessa intervenção para garantir melhor equilíbrio do seu ecossistema e que trará inúmeros benefícios do ponto de vista do lazer, do turismo e da economia, sobretudo para a pesca artesanal”, afirmou.

Risco de mortandade de peixes

Em novembro deste ano, o diretor do Centro Comunitário da Região Oceânica (CCron), afirmou que pescadores o alertaram de que animais aquáticos têm sido observados buscando oxigênio na superfície, indicativo de que este gás está cada vez mais rarefeito na água. Isto representa risco de mortandade de peixes.

“Fui ao Canal de Itaipu, que está fechado. Conversando com pescadores, já há sinais de que poderá haver uma mortandade na lagoa de Itaipu. Peixes estão indo à superfície respirar porque não tem oxigênio na água”, acrescentou.

Trabalho emergencial

As secretarias municipais de Obras e de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) realizam com frequência um trabalho emergencial de retirada do excesso de areia do Canal de Itaipu, que liga as águas das praias de Camboinhas e Itaipu à lagoa. O objetivo é restabelecer a ligação do mar com a lagoa para minimizar os impactos do assoreamento. O assoreamento é natural e causado pela dinâmica costeira da região. Porém, é importante essa ligação das águas do mar para manutenção da vida na lagoa.

A Prefeitura de Niterói assinou, em 2013, um contrato de cogestão das lagoas com o Estado e colabora no processo de recuperação do sistema lagunar, que é de responsabilidade legal do governo estadual.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *