O primeiro dia do verão no Rio de Janeiro trouxe um cenário inesperado, com previsão de chuvas e temperaturas mais baixas. Tradicionalmente associado ao calor intenso e praias lotadas, o início da estação foi marcado por condições climáticas atípicas.
+ LEIA TAMBÉM: ►Caravana de Natal com ônibus iluminados percorre bairros do Rio
A frente fria que chegou à cidade neste sábado (21) provocou queda nos termômetros, com máxima de 33,4°C e mínima de 20,8°C, segundo o sistema Alerta Rio.
De acordo com especialistas, o verão é caracterizado por radiação solar intensa e volumes significativos de chuva. Raquel Franco, meteorologista do Alerta Rio, explica que o período entre dezembro e março é marcado por chuvas fortes, principalmente à tarde e à noite. Ela reforça a importância de acompanhar as previsões climáticas para evitar surpresas.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Camilla Visibeli, meteorologista do Tempo Ok, destacou que, embora sejam esperados dias quentes, as temperaturas iniciais deste verão não devem superar as registradas no ano anterior.
Visibeli também alertou para as consequências das mudanças climáticas, como eventos extremos e alterações na climatologia global, que também afetam o Rio de Janeiro.
Condições climáticas nos próximos dias
Entre domingo (22) e terça-feira (24), o transporte de umidade do oceano para o continente deve manter o cenário de chuva fraca a moderada de forma isolada.
+ LEIA TAMBÉM: ►Tempestade causa apagão em Niterói e São Gonçalo
Os ventos devem variar entre fracos e moderados. No dia de Natal, quarta-feira (25), o tempo promete instabilidade, com nebulosidade variada e possibilidade de chuva fraca ao longo do dia. As temperaturas previstas variam entre 18°C e 30°C.