Leste FluminenseSão Gonçalo

São Gonçalo vacina mais de 49 mil animais contra a raiva

São Gonçalo vacina mais de 49 mil animais contra a raiva | Divulgação/Renan Otto/Prefeitura de São Gonçalo

A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica em São Gonçalo imunizou mais de 49 mil animais na segunda etapa, realizada no último sábado (25).

Equipes da Secretaria de Saúde vacinaram 39.001 cães e 10.632 gatos em diversos pontos da cidade. Somando os números da primeira etapa, com 40.635 cães e 11.662 gatos, o município protegeu 101.930 animais contra a raiva nas duas fases da campanha.

Para os tutores que não conseguiram levar os animais nos dias da campanha, a vacinação continua nos centros de atendimento veterinário municipal (Cavems) do Mutuá e Alcântara, de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento ou senhas.

O diretor da Vigilância Ambiental, Marcelo Lima, ressaltou a importância da participação da população:

“A adesão foi muito positiva. Alcançamos 84,94% da população estimada de animais, que era 120 mil, superando a meta do Ministério da Saúde de 80%. Agradecemos aos tutores que levaram seus pets e ajudaram a proteger toda a comunidade. A vacinação antirrábica é essencial para controlar a doença e garantir segurança a todos.”

A vacina é gratuita e deve ser aplicada anualmente em animais com mais de três meses de idade. Não podem ser vacinados cães e gatos doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades, nem fêmeas gestantes ou amamentando filhotes.

A raiva é uma doença infecciosa grave, causada por vírus, sem cura, que pode levar à morte. É uma zoonose, transmitida do animal para humanos por mordidas, arranhões ou lambedura. Cães, gatos domésticos, morcegos e outros mamíferos silvestres podem transmitir a doença. A vacinação é a principal forma de prevenção.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta