União de Maricá define parcerias finalistas do concurso de samba-enredo para o Carnaval 2026

União de Maricá define finalistas do samba-enredo para o Carnaval 2026 | Divulgação/Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá
A Escola de Samba União de Maricá anunciou, neste domingo (24) as três parcerias classificadas finalistas do concurso que vai definir o samba-enredo que a agremiação vai cantar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2026. A vermelho e branco, desfilará com o enredo “Berenguendéns & Balangandãs”, do carnavalesco Leandro Vieira. O concurso teve início no dia 8 de agosto, com a participação de 13 sambas inscritos.
A escolha acontece nesta sexta-feira (29/08), a partir das 20h, na quadra da escola. A sede da agremiação fica na RJ-106, logo após o acesso principal para o Centro de Maricá.
Sambas finalistas da União de Maricá
-
Samba 06, de Vinícius Santos, Rogerinho do PT, Jânio Oasis, Jailton Russo, Bruno Braga e Flavinho Bento
-
Samba 07, de Babby do Cavaco, Rafael Gigante, Marcelo Adnet, Hélio Porto, Jefferson Oliveira e André do Posto 7
-
Samba 12, de Claudio Russo, Marcelinho Moreira, Julio Alves, Manolo, Anderson Lemos e Fadico
Campeão vai receber premiação histórica
O samba vencedor receberá R$ 100 mil, valor recorde na história da União de Maricá e também da Série Ouro, grupo de acesso ao Especial. Com isso, a escola passa a oferecer a maior premiação entre todas as agremiações da divisão.
Entrada solidária
Além da disputa, o evento contará com shows do Grupo Clareou, assim como do cantor Nego Damoé. Não haverá venda de ingresso, mas a escola cobra a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Enredo e desfile na Sapucaí
“Berenguendéns & Balangandãs” — enredo da União de Maricá para 2026 — explora a importância histórica e cultural dos balangandãs. Tratam-se de adornos metálicos usados por mulheres negras na Bahia colonial.
Mais do que simples joias, essas peças simbolizavam resistência, bem como riqueza e ascensão social. Sobretudo, representando a memória de uma África livre, a crença nos orixás. Além disso, na capacidade dessas mulheres de acumular bens e, em muitos casos, comprar a própria alforria.
Em suma, o enredo narra a história dessas mulheres guerreiras. Suas conquistas, tal qual identidade, ficaram gravadas para sempre no ouro e na prata desses adereços subversivos.
O desfile da União de Maricá está marcado para o sábado, 14 de fevereiro de 2026. A vermelho e branco escola será a sexta a se apresentar na Avenida, disputando pelo terceiro ano consecutivo um lugar no Grupo Especial.