BrasilJustiça

TSE terá ministra Cármen Lúcia na presidência; Nunes Marques, vice

TSE terá ministra Cármen Lúcia na presidência

TSE terá ministra Cármen Lúcia na presidência | Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia foi eleita presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma votação realizada de forma eletrônica, nesta terça-feira (7). De igual forma, o ministro Nunes Marques ocupará a vice-presidente da Corte. A posse dos eleitos está prevista para acontecer em breve, mas ainda sem data definida.

+ LEIA TAMBÉM: ► Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Cármen Lúcia agradeceu a confiança do Tribunal e se comprometeu a honrar a Constituição e as leis do país. Ela destacou a importância da Justiça Eleitoral brasileira para a democracia no país.

“Agradeço, em meu nome e em nome do ministro Nunes Marques, a confiança do Tribunal pelos votos que nos foram dados, comprometendo-nos a honrar a Constituição e as leis da República com inteira responsabilidade e absoluta dedicação ao Tribunal Superior Eleitoral. A Justiça Eleitoral brasileira continua a cumprir a sua função constitucional em benefício da democracia brasileira”, destacou a ministra Cármen Lúcia, logo após o anúncio do resultado.

TSE terá ministra Cármen Lúcia na presidência

TSE terá ministra Cármen Lúcia na presidência | Divulgação/TSE

 

O ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, elogiou a escolha da ministra e destacou sua experiência, já que ela foi a primeira mulher a presidir o Tribunal em 2012 e será a primeira a assumir o cargo pela segunda vez.

“A democracia brasileira estará em boas mãos. Tenho a tranquilidade, a felicidade e a honra em, daqui a menos de um mês, transferir o cargo a vossa excelência”, disse.

+ LEIA TAMBÉM: ► PMs aguardam promoção há mais de 30 anos no RJ

O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, também parabenizou os eleitos e ressaltou a importância do trabalho que espera por Cármen Lúcia e Nunes Marques.

“Cumprimento a ministra Cármen Lúcia, a nossa presidente de sempre, a primeira mulher a ocupar esta Corte, que retoma essa atividade em ano de eleição. Com certeza, vossa excelência terá muito trabalho para fazer, juntamente com o ministro Nunes Marques, a quem também cumprimento”

O TSE tem composição de sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ e dois representantes da classe dos juristas, indicados pelo presidente da República.

Cármen Lúcia é natural de Montes Claros (MG) e possui formação em Direito, tendo atuado como professora e procuradora do estado mineiro, enquanto Nunes Marques é natural de Teresina (PI) e possui uma extensa formação acadêmica na área do Direito, com experiência como juiz e desembargador.

 

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil