
Foto: Reprodução – BNN Breaking
Na noite de sexta-feira (06), um terremoto de magnitude 6 foi registrado no estado mexicano de Oaxaca, ao sul do país, e foi sentido até mesmo na Cidade do México. Apesar do susto, as autoridades descartaram a ocorrência de danos. O epicentro do terremoto foi identificado na cidade de Matías Romero, em Oaxaca, conforme divulgado pelo Serviço Sismológico Nacional através da rede social X.
No início, a estimativa era de uma magnitude de 6,3. A Defesa Civil do governo mexicano confirmou que não houve relatos de danos nos estados onde o terremoto foi percebido e informou que o monitoramento permanece na área epicentral.
“Leia mais notícias Internacionais aqui”
Na Cidade do México, o alarme sísmico foi acionado, o que levou diversas pessoas a saírem de suas residências. Embora o tremor tenha sido sentido em algumas regiões da cidade, o prefeito Martí Batres, que governa uma população de quase nove milhões de pessoas, afirmou também através da rede social X que o tremor foi leve e não foram relatados danos até o momento.
Preliminar: SISMO Magnitud 6.3 Loc 13 km al NOROESTE de MATIAS ROMERO, OAX 06/10/23 23:06:54 Lat 16.98 Lon -95.09 Pf 10 km pic.twitter.com/AiAXv4biR0
— Sismologico Nacional (@SismologicoMX) October 7, 2023
Devido à sua localização no Anel de Fogo do Pacífico, que conecta a América à Ásia e é conhecido por ser uma área de intensa atividade sísmica, o México registra frequentes terremotos.
Em um incidente trágico ocorrido em 19 de setembro de 2017, um terremoto de magnitude 7,1 resultou na morte de 369 pessoas, a maioria delas na Cidade do México. Vale ressaltar ainda que, em 1985, um terremoto de magnitude 8,1 causou a morte de cerca de 10 mil pessoas na mesma região.