Leste FluminenseNiterói

Servidores de Niterói debatem demandas da categoria com Bruno Lessa

Servidores de Niterói debatem demandas da categoria com Bruno Lessa

Servidores de Niterói debatem demandas da categoria com Bruno Lessa | Reprodução

As entidades representativas dos servidores municipais de Niterói promoveram, na segunda-feira (2), mais uma edição do evento “Café com os Candidatos”, recebendo Bruno Lessa no plenário da Câmara Municipal. O objetivo da sabatina foi proporcionar aos candidatos uma oportunidade de expor suas propostas voltadas ao funcionalismo público, enquanto as entidades puderam questioná-los sobre temas específicos.

Lessa destacou a relevância do encontro e o classificou como um espaço genuíno de debate para o futuro de Niterói. Ele afirmou que a cidade enfrenta um dos pleitos mais importantes dos últimos anos, citando a iminente queda nos royalties do petróleo, prevista pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), como um dos desafios que o próximo governo terá que enfrentar.

Perda do Poder de Compra dos Servidores

Durante o encontro, um tema central foi a análise das perdas salariais dos servidores municipais nos últimos 20 anos. Um gráfico apresentado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Niterói indicou uma perda acumulada de 17,44%, destacando que o reajuste necessário seria de 21,12%.

Lessa se posicionou sobre as políticas de contratações sem concurso público, defendendo a flexibilização em casos específicos, mas prometeu cortar 30% dos cargos em comissão, caso eleito.

“Temos que reduzir o volume de cargos em comissão na cidade. Em especial, a gente tem uma empresa pública, que é a Emusa, que consome R$ 50 milhões por ano apenas em despesa com pessoal. Então, eu defendo a extinção da Emusa, pois acho que ela virou sinônimo de corrupção e de malversação de recursos públicos”, falou.

Propostas para a Saúde

A precarização dos vínculos de trabalho na área da saúde foi outro tema relevante. Lessa defendeu a manutenção da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde) como gestora dos serviços de saúde, ao mesmo tempo em que propôs a compra de vagas na rede privada para agilizar a realização de exames. Segundo o candidato, a população não pode esperar por obras, e parcerias com hospitais privados são uma solução viável para reduzir filas.

“Enxergo no convênio com a iniciativa privada a forma de resolver em seis meses a fila por espera pra fazer exames. Enxergo verdadeiramente falo isso com profundo respeito aos servidores públicos porque quero também valorizá-los. Mas, mais uma vez, a gente precisa resolver o problema de quem está há meses esperando para fazer o exame”, disse.

Lessa também foi questionado sobre a assistência médica aos servidores municipais. Ele afirmou que os atendimentos de alta complexidade devem permanecer no SUS. Entretanto, propôs convênios com hospitais privados para casos de média e pequena complexidade, a fim de garantir o atendimento adequado aos servidores.

Todavia, em rota contrária às propostas de Lessa, o Sindsprev culpou o parlamento pela existência de Organizações Sociais na gestão de unidades de Saúde em Niterói.

“Se tem OS lá no CPN, é por falta de gerenciamento. É por falta de fiscalização da maioria dessa Casa (Câmara). Porque a OS foi votada aqui”.

O representante da entidade se posicionou de forma contrária a proposta do candidato de fazer convênios com os hospitais de Niterói para “zerar a fila” da Saúde. E finalizou dizendo que se houver vontade política, é possível fazer tudo pela rede pública.

“Nós defendemos um SUS 100%, que todos tenham direito a saúde”.

Fiscalização e Transparência

Em contrapartida, Lessa se comprometeu a revisar contratos com Organizações Sociais (OS) e aumentar a fiscalização sobre sua atuação nas unidades de saúde. Ele também criticou a atuação da Câmara de Niterói. E comparou o parlamento ao TikTok, afirmando como necessário um foco maior na prestação de serviços públicos de qualidade.

“O parlamento está virando uma coisa de TikTok que é lamentável. isso até pode dar voto mas em algum momento essa onda de parlamentar digital influencer irá acabar no Brasil e as pessoas vão voltar a trabalhar pelo que de fato importa

Educação: Desafios e Compromissos

Na área da educação, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) abordou diversas questões. Dentre as quais, a falta de profissionais, a redução da carga horária de 40 horas para 30 horas e a qualidade da merenda escolar. O candidato reconheceu o déficit de cozinheiras e prometeu realizar concursos para sanar a carência.

Diante do elogio da entidade quanto ao cardápio da rede, Lessa defendeu uma lei de sua autoria, ainda do seu tempo de vereador. Ela determina que 30% dos alimentos da merenda escolar sejam orgânicos.

Servidores de Niterói debatem demandas da categoria com Bruno Lessa

Servidores de Niterói debatem demandas da categoria com Bruno Lessa

Em relação à redução da carga horária dos trabalhadores da educação, Lessa afirmou que não se trata de uma meta de curto prazo. Principalmente, considerando o atual déficit de profissionais. No entanto, ele garantiu que, a médio prazo, irá trabalhar para atender essa demanda.

“Eu não vou chegar aqui num momento que falta cozinheira na rede, e eu sei que vocês estão passando por um momento difícil, mas eu não acho que seja uma meta de curto prazo. A gente precisa fazer concurso, ampliar quadro, melhorar condição e aí repensar carga horária”, acrescentando que o candidato que disser que vai reduzir a carga horária de 40 para 30 horas, terá dificuldade de cumprir essa promessa”

Durante as quase duas horas de sabatina, Lessa adotou como lema o discurso sincero. Chegou a dizer que não está “vendendo terreno na lua”. Além disso, que suas propostas são realistas e exequíveis, apesar dos desafios financeiros que Niterói enfrentará nos próximos anos.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *