Seis crianças que viviam no Abrigo Lucinha Araújo, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, fugiram da Escola Municipal Soares Pereira na manhã da última quinta-feira (11). As crianças, com idades entre 7 e 12 anos, foram localizadas ao longo dos dias seguintes, com a última retornando ao abrigo na sexta-feira (12).
Segundo a investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), os alunos saíram da escola e ficaram na rua, onde foram abordados por uma idosa. O grupo não revelou à mulher que havia fugido da unidade e nem que vivia em um abrigo na região. Acreditando estar ajudando, a mulher levou as crianças para seus parentes na Rocinha, Zona Sul.
►Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui
Sendo assim, três das crianças foram entregues às tias no mesmo dia da fuga, que as devolveram ao abrigo. Uma outra retornou ao local no dia seguinte. Os três irmãos restantes foram entregues à mãe, mas ainda não retornaram ao abrigo. A volta deles depende de uma nova decisão judicial.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), junto ao Conselho Tutelar, já recorreu à Justiça para que as crianças retornem ao abrigo e aguarda a decisão judicial. A SMAS também está colaborando com a polícia para esclarecer as circunstâncias da fuga.
Enfim, a Polícia Civil ainda investiga o caso, que será encaminhado à 19ª DP (Tijuca) por conta da localização das crianças. Assim, as autoridades buscam entender os motivos da fuga e se houve falhas na segurança da escola ou do abrigo.