Maricá monta esquema especial de segurança para o Réveillon com 348 agentes

Maricá monta esquema especial de segurança para o Réveillon com 348 agentes | Divulgação/Julios Costas/Prefeitura de Maricá
A segurança no Réveillon em Maricá contará com reforço máximo de efetivo, tecnologia e atuação integrada das forças municipais e estaduais. A Prefeitura preparou um esquema especial para garantir tranquilidade a moradores e turistas durante a virada do ano.
A operação é coordenada pela Secretaria de Segurança Cidadã. O planejamento une presença ostensiva nas ruas, bases operacionais ativas e monitoramento em tempo real por câmeras espalhadas pela cidade.
Efetivo ampliado atua em pontos estratégicos
Ao todo, 348 agentes integram a operação especial. O efetivo inclui 146 guardas municipais, 174 policiais militares escalados pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e 28 profissionais atuando no Regime Adicional de Serviço (RAS) da secretaria.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã, coronel Júlio Veras, o planejamento prioriza integração e prevenção.
“Elaboramos este plano de forma conjunta com a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e o Proeis. Ampliamos o efetivo nas ruas e no monitoramento para garantir uma noite tranquila e segura para todos”, afirmou.
Orlas, eventos e áreas turísticas recebem reforço
As equipes atuarão em pontos estratégicos do município. O foco está nas orlas, nos bairros com atrações musicais e nos principais pontos turísticos.
A operação contará com 55 veículos, sendo 35 carros e 20 motocicletas. O esquema inclui ainda três viaturas do RAS e uma base móvel de monitoramento. Pelo Proeis, estão previstas 15 viaturas e 10 motos em apoio às ações.
Tecnologia fortalece vigilância e prevenção
A Prefeitura de Maricá também reforça o uso da tecnologia. O sistema de vigilância opera com quase 3 mil câmeras, incluindo 556 câmeras urbanas (CFTV), 2.189 câmeras patrimoniais, 34 equipamentos de reconhecimento facial e 164 pontos de leitura de placas (OCR).
Em campo, os agentes da Guarda Municipal atuam com instrumentos de menor potencial ofensivo. Todas as ações seguem rigorosamente os princípios da legalidade, proporcionalidade e prevenção.









































