
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil
Em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministra”, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, detalhou os preparativos para garantir a segurança em todas as etapas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
A logística de distribuição das provas nos 228 municípios do país conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e das secretarias de Segurança Pública dos estados.
“Temos todo um trabalho de preparação das provas, desde a gráfica até os locais de prova”, explica a ministra. “As salas contarão com detector de metal, detector de ponto eletrônico e biometria para garantir que a pessoa que fez a prova seja quem vai assumir o cargo.”
Os candidatos devem acessar a página do concurso no dia 25 de abril para verificar o local de prova. É importante se programar com antecedência para evitar imprevistos no dia do exame.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
A ministra se posicionou contra a PEC 32, que propõe mudanças na Reforma Administrativa. Segundo ela, a proposta tem caráter punitivista contra os servidores e precariza o serviço público.
Dessa forma, o programa “Imóvel da Gente” visa destinar imóveis da União para políticas públicas prioritárias, como habitação, saúde e educação. A ministra destacou que 34 terrenos ou imóveis já foram destinados a entidades de movimentos sociais para habitação.
Contudo, em Minas Gerais, o programa está trabalhando na revitalização do antigo Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte.
► Leia mais notícias sobre Brasil aqui
No Rio de Janeiro, 1.800 imóveis do INSS não operacionais podem ser destinados ao programa. A ministra destacou a regularização fundiária de uma área em Teresópolis e a restauração do prédio da Leopoldina, na capital.
Sendo assim, em São Paulo, a ministra visitou um prédio construído com o programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. Assim, ela destacou a valorização do centro da cidade e a importância de ocupar áreas abandonadas.
Enfim, a ministra destacou a importância da nova carteira de identidade, que unifica várias bases de dados e facilita o acesso a serviços públicos. Assim, dezessete estados já estão emitindo o novo documento.