Leste FluminenseNiterói

Saúde em Niterói: Douglas Gomes vai ao MP

Saúde em Niterói: Douglas Gomes vai ao MP

Hospital Carlos Tortelly – Foto: Divulgação

O vereador de Niterói, Douglas Gomes (PL), denunciou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) a falta de médicos em unidades de saúde geridas pelo governo municipal. O parlamentar fiscalizou, na última segunda-feira (9), a Unidade de Urgência Mário Monteiro, a Policlínica do Largo da Batalha e o Hospital Municipal Carlos Tortelly.

O parlamentar encaminhou denúncia à 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Região Metropolitana II. No documento, Douglas anexou vídeos de pacientes reclamando sobre a demora no atendimento nas unidades. De acordo com o vereador, apenas no Carlos Tortelly houve a redução de 18 médicos no quadro de funcionários.

Saúde em Niterói: Douglas Gomes vai ao MP

Douglas Gomes – Foto: Reprodução

“As unidades médicas de Niterói estão com suas emergências com as portas fechadas, atendendo apenas casos de extrema urgência com um único médico. Isso se deu porque a Prefeitura reduziu o salário de todos os médicos e funcionários RPA (autônomos) em até 20%. Representamos ao MP, mas nenhuma medida foi tomada até o momento e a crise na saúde está agravada”, disse o vereador.

Douglas Gomes denunciou que a falta de médicos estaria atrelada a uma redução salaria, que o governo municipal teria praticado sem avisar previamente aos profissionais. Dessa forma, boa parte teria deixado de trabalhar na cidade, migrando para outros municípios, em busca de melhor remuneração.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Segundo o vereador Daniel Marques (União), que também participou das fiscalizações, Mário Monteiro, Policlínica do Largo da Batalha e o Hospital Municipal Carlos Tortelly, somados, chegaram a estar com apenas quatro médicos durante parte da última segunda-feira, quando foi realizada a inspeção.

“O que a gente viu é assustador. Havia apenas uma médica na Policlínica, dois no Mário Monteiro e o Carlos Tortelly chegou a estar com apenas um médico também. As pessoas morrem. É gravíssimo o que está acontecendo. A Saúde de Niterói passa por um problema dificílimo”, denunciou o parlamentar.

Saúde em Niterói: Douglas Gomes vai ao MP

Hospital Mário Monteiro – Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

A reportagem do FOLHA DO LESTE perguntou à Prefeitura de Niterói sobre as denúncias apresentadas pelos parlamentares.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que na última segunda, houve a falta de um médico no plantão do Serviço de Pronto Atendimento da Policlínica do Largo da Batalha. Os casos mais graves foram priorizados. A Unidade de Urgência Mário Monteiro absorveu os casos leves, o que gerou um maior tempo de espera no atendimento. Em relação ao salário, os médicos das unidades tiveram ciência prévia do valor pago por plantão.

A reportagem do perguntou ao MPRJ se a denúncia já foi recebida bem como quais diligências serão realizadas. Ainda não foi encaminhada resposta. Este texto será atualizado assim que for enviado retorno.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *