CulturaEntretenimento, Artes e CulturaEstado do Rio de JaneiroLeste FluminenseNiterói

São Pedro: Festa, missa e procissão marítima

São Pedro: Festa missa e procissão marítima

São Pedro: Festa missa e procissão marítima | Reprodução/Paróquia São Francisco Xavier

A devoção a São Pedro, padroeiro dos pescadores, se fez presente em diversas cidades do Rio de Janeiro neste fim de semana. Em Niterói, a festa em Jurujuba se destacou pela grandiosidade, reunindo milhares de fiéis em uma celebração marcada por fé, cultura e tradição.

+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói: Aquisição de ingressos grátis para shows do Festival São João termina às 20h

Há 128 anos, a comunidade de Jurujuba se reúne para celebrar São Pedro. A festa, que teve início com a alvorada às 5h da manhã, contou com missas, procissão terrestre e marítima, shows musicais e até moto-procissão.

“Estamos aqui, mais uma vez, para festejar o nosso padroeiro São Pedro. São 103 anos de procissão, caminhando nesse mar de São Pedro, nesse mar de Cristo. Avancemos para águas mais profundas”, declarou Hedylamar Bonfim, uma das organizadoras da festa, emocionada com a fé e a união da comunidade.

Um dos pontos altos da festa foi a procissão marítima, que reuniu dezenas de barcos navegando pelas águas da Baía de Guanabara. Ao longo do percurso, fiéis oravam e cantavam hinos em homenagem ao santo pescador.

São Pedro: Festa, missa e procissão marítima

São Pedro: Festa, missa e procissão marítima | Reprodução/Redes Sociais

Além das celebrações religiosas, a festa também contou com uma programação cultural diversificada, incluindo shows musicais, apresentações de quadrilhas e DJs. A culinária típica também marcou presença, com pratos deliciosos à base de peixe e frutos do mar.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Neste domingo, a programação continuou com missa solene e a novidade do ano: a moto-procissão, que partiu do bairro da Boa Viagem e seguiu até Jurujuba. Rodas de samba e mais shows animaram o público durante a tarde.

São Pedro: Festa, missa e procissão marítima

São Pedro: Festa missa e procissão marítima | Reprodução/Paróquia São Francisco Xavier

A escolha de São Pedro como padroeiro dos pescadores tem forte ligação com sua história de vida. Pescador de profissão, ele foi um dos 12 apóstolos de Jesus e, após a ressurreição, se tornou um dos principais propagadores do Evangelho.

+ LEIA TAMBÉM: ►Arraiá de Maricá tem programação imperdível

A devoção a São Pedro também está intimamente ligada às festas juninas. No Brasil, ele forma o trio de santos homenageados nas comemorações, junto com Santo Antônio e São João.

A devoção a São Pedro se espalhou por todo o estado do Rio de Janeiro, com festas em diversas cidades, como São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Rio das Ostras. Na Ilha de Paquetá, a tradição já dura 80 anos, demonstrando a força da fé popular em terras fluminenses.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Cultura