
Operação fecha posto em São Gonçalo por venda de combustível adulterado e fraude no uso de bandeira Texaco | Divulgação
Agentes da Operação Anoxia 2 interditaram, no Colubandê, em São Gonçalo, fechou um posto de combustíveis irregular, que operava usando ilegalmente a bandeira da marca Texaco, recém-relançada no Brasil após 16 anos. A ação, liderada pela secretaria estadual de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (SEDCON), juntamente com o PROCON-RJ, ainda constatou a prática de crimes contra o consumidor, além de outras condutas penais. O fato ocorreu na terça-feira (11).
Conforme informam os órgãos, o comércio localizado na Avenida Jornalista Roberto Marinho, vendia combustível adulterado e aplicava fraudes na bomba de abastecimento. Em outras palavras, como se não bastasse a falsificação da mercadoria, consumidores ainda pagavam a mais por um produto batizado e levavam menos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Além disso, ainda havia ligação clandestina de energia no local – o famoso gato. De igual forma, um poço artesiano irregular. Ainda como agravante, o posto sequer teria licença municipal para funcionamento.

Bombas de Posto em São Gonçalo lacradas após constatação de crimes, como venda de combustível adulterado e fraude no uso de bandeira Texaco | Divulgação
Também participaram da operação a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além de diversos órgãos estaduais e concessionárias de serviços.
Por fim, o caso teve registro na a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Para lá, os agentes levaram uma distinta senhora apontada como responsável pelo posto. Ela responderá pelos crimes ambientais, furto de energia e contra o consumidor.
A operação também atuou em outras cidades, como Niterói, Itaboraí e Duque de Caxias.
Segundo a SEDCON e o PROCON-RJ, a operação prossegue no estado, para identificar irregularidades e crimes que afetam os consumidores, assim como a segurança pública e ambiental.
Os órgãos de defesa do consumidor, por fim, pedem para que os consumidores fiquem atentos e denunciem práticas abusivas.

Marca Texaco voltou ao Brasil em 2024, mas só em Santa Catarina; há planos de expansão para o Rio e São Paulo em 2025 | Divulgação
Como Denunciar
-
Fala Consumidor (SEDCON): 📲WhatsApp Denúncias:(21) 99336-4848 – 📞0800-2020143 | 📧atendimento@sedcon.rj.gov.br
-
PROCON-RJ: 📞151 – 📲WhatsApp Denúncias: (21) 97915-4700 / (21) 98104-5445 | 🌐www.procononline.rj.gov.br/
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI