
São Gonçalo passa feriado sem água. Falta de água atinge mais de 23 bairros após reparos em rede. Moradores protestam. (Reprodução)
Moradores de São Gonçalo fecharam a BR-101 na tarde desta sexta-feira (15), em protesto contra a falta de água. O desabastecimento afetou mais 23 bairros, causado por reparos realizados na rede do Reservatório Marques Maneta e outro em uma adutora localizada em Tribobó. O prazo para regularização é de até 72h.
+ LEIA TAMBÉM: Moradores fecham parte da Marechal Rondon em protesto
Ainda nesta semana, na terça-feira (12) a explosão de uma subestação em Alcântara já havia interrompido o fornecimento de água e luz em São Gonçalo, Niterói e outras regiões do Leste Fluminense. O transtorno deixou moradores das regiões sem acesso a serviços essenciais, provocando revolta entre os moradores.
+ LEIA TAMBÉM: Moradores desmentem Enel sobre energia restabelecida em Niterói e São Gonçalo
Bairros afetados pelo reparo
A concessionária responsável informou que precisou suspender a distribuição de água tratada em 23 bairros de São Gonçalo na tarde de quinta-feira (14). A interrupção ocorreu para reparos em uma rede de grande diâmetro no Reservatório Marques Maneta.
Entre os bairros afetados estão Barro Vermelho, Boa Vista, Brasilândia, Camarão, Covanca, Engenho Pequeno, Gradim, Lindo Parque, Mangueira, Neves, Parada 40, Paraíso, Patronato, Pita, Porto da Madama, Porto da Pedra, Porto Novo, Porto Velho, Santa Catarina, Tenente Jardim, Venda da Cruz, Vila Laje e Zumbi.
Logo depois, a empresa informou que também teria que interromper a distribuição em mais 4 bairros de São Gonçalo, por causa do reparo realizado em outra rede, localizada na Avenida Eugênio Borges, altura do número 209, em Tribobó.
Neste caso, os bairros afetados foram: Tribobó, Arsenal, Arrastão e Novo México.
Explosão em subestação agrava a crise
Na mesma semana, moradores de São Gonçalo e Niterói enfrentaram outra interrupção de serviços. A explosão de uma subestação de energia em Alcântara, na terça-feira (12) afetou o sistema Imuna-Laranjal, que abastece diversas regiões do Leste Fluminense. Além da falta de água, o blecaute deixou bairros inteiros sem luz, complicando ainda mais a rotina da população.
Protestos fecham a BR-101
Cansados dos recorrentes problemas de abastecimento, moradores organizaram um protesto nesta sexta-feira (15), bloqueando a BR-101. Pneus, troncos de árvores e outros objetos foram queimados para impedir a passagem de veículos. Os manifestantes cobraram soluções imediatas para os transtornos que enfrentam diariamente.