Um homem de 33 anos, residente na região central de Venâncio Aires (RS), faleceu após contrair leptospirose. A confirmação do óbito, divulgada pela prefeitura municipal, eleva para dois o número de mortes pela doença no estado nos últimos dias.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Defesa Civil avisa para chuva forte e risco de inundações
Segundo familiares da vítima, o homem teve contato com água das enchentes, mesmo tomando precauções como o uso de botas.
Venâncio Aires já registrou outros dois casos de leptospirose, com ambos os pacientes recuperados. No entanto, a prefeitura alerta que 23 casos suspeitos ainda estão sob investigação laboratorial.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Sendo assim, a primeira morte por leptospirose no estado foi registrada no município de Travesseiro, no Vale do Taquari, região fortemente atingida pelas enchentes. Um homem de 67 anos faleceu na sexta-feira (17), mas a confirmação do óbito só foi divulgada no domingo (19) pela secretaria municipal de saúde.
+ LEIA TAMBÉM: ►Morte por Leptospirose após Inundações no RS
Enfim, a leptospirose apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares (especialmente na panturrilha) e calafrios. Assim, os sintomas geralmente surgem entre 5 e 14 dias após o contato com a bactéria, podendo chegar a 30 dias. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, já na suspeita da doença.