BrasilSul

RS: Relembre os alertas e a devastação das cheias

RS: Relembre os alertas e a devastação das cheias

RS: Relembre os alertas e a devastação das cheias | Divulgação/Gov

As cheias de 2024 no Rio Grande do Sul marcaram a história do estado como um dos maiores desastres naturais já registrados. Entre abril e maio, chuvas torrenciais e alagamentos causaram a morte de 171 pessoas, afetaram mais de 2,3 milhões de gaúchos e deixaram um rastro de destruição em 473 municípios.

+ LEIA TAMBÉM: ►MAB cobra proteção de comunidades em novo mapa da mineração

A tragédia, no entanto, poderia ter sido minimizada. Já em 25 de abril, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alertou para o risco de temporais, alagamentos, ventos fortes e transbordamento de rios. No entanto, a comunicação falha e a falta de preparo das autoridades e da população amplificaram o impacto da catástrofe.

O tom dos alertas emitidos pelas autoridades não refletia a gravidade da situação. Enquanto a população se preparava para eventos como uma feira de troca de livros e uma maratona, a real dimensão do perigo era minimizada.

+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI

As autoridades só tomaram medidas mais drásticas a partir do início de maio, quando a infraestrutura de diversas cidades já havia sido comprometida. A lentidão na resposta gerou questionamentos sobre a eficiência da Defesa Civil e a falta de planos de contingência adequados.

RS: Relembre os alertas e a devastação das cheias

RS: Relembre os alertas e a devastação das cheias | Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As cheias causaram danos incalculáveis, com casas desabrigadas, empresas fechadas e infraestrutura precária. Assim, o governo do Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública e o governo federal enviou ajuda humanitária e financeira.

Enfim, a tragédia das cheias de 2024 serve como um alerta para a necessidade de investir em sistemas de alerta precoce mais eficazes, treinamento adequado para autoridades e população, e planos de contingência robustos para lidar com desastres naturais.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil