A Secretaria da Saúde do estado confirmou a oitava morte por leptospirose relacionada às enchentes. A vítima, um homem de 31 anos de São Leopoldo, teve contato prolongado com água contaminada. No total, 2.548 casos da doença foram notificados, com 148 confirmações.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Relembre os alertas e a devastação das cheias
A leptospirose é uma doença bacteriana transmitida pela urina de animais infectados, principalmente ratos. A bactéria pode estar presente na água ou lama contaminada, e os alagamentos aumentam o risco de infecção.
Febre, dor de cabeça, fraqueza, dores musculares e calafrios são os principais sintomas. Procure um serviço de saúde imediatamente se apresentar qualquer um deles.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Evite contato com água e lama das enchentes. Use luvas, botas ou sacos plásticos nos pés e nas mãos se o contato for inevitável. Não consuma água ou alimentos que possam ter sido contaminados. Mantenha cortes e arranhões na pele cobertos.
O tratamento com antibióticos deve ser iniciado imediatamente em casos suspeitos, especialmente se a pessoa tiver contato com água ou lama das enchentes e apresentar sintomas.