

Rio inaugura Academia da Força Municipal para formar agentes armados da Guarda | Beth Santos/Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio inaugurou nesta terça-feira (2) a Academia de Formação de Agentes da Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. O espaço de 3.600 m² está localizado na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Irajá, na Zona Norte, e será responsável por preparar os guardas que atuarão armados nas ruas da cidade.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Estrutura da academia
A nova academia possui 12 salas de aula, cinco dojôs, vestiários, refeitórios e um estande de tiro de última geração.
A primeira turma é formada por 282 alunos, que terão 440 horas de treinamento com instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PRF. Entre as disciplinas estão:
-
Armamento, munição e tiro
-
Técnicas de abordagem e defesa policial
-
Gerenciamento de crises
-
Treinamento com câmeras corporais
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A previsão é de que os agentes se formem na primeira semana de novembro, com início do patrulhamento armado em janeiro de 2025.
Atuação dos agentes armados
De acordo com a Prefeitura, o trabalho da Força Municipal será preventivo e ostensivo, com foco no enfrentamento de roubos e furtos em áreas de grande circulação, como ruas, praças e estações de transporte coletivo.
Os agentes não participarão de chamadas do 190 ou 1746, nem de operações contra o crime organizado, investigações criminais ou controle de multidões.
O modelo de gestão será baseado no sistema CompStat, desenvolvido pela Polícia de Nova York, com relatórios periódicos e reuniões do prefeito com a cúpula da Divisão de Elite da Guarda.
Declarações oficiais
Durante o evento, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância da iniciativa:
“Eu sempre defendi a criação de uma divisão de elite bem treinada, equipada, bem remunerada e armada para apoiar o papel do Estado na segurança pública, com foco nas áreas com maior incidência de roubos e furtos.”
Já o ministro Ricardo Lewandowski ressaltou a parceria com a PRF e a Senasp:
“Estamos estabelecendo um novo modelo de formação das guardas municipais, trazendo a expertise e a experiência da PRF e da Senasp para o treinamento dos alunos.”