ColunistasEsportesEsportes OlímpicosVicente Dattoli

Reta final

Paris de ouro, prata e bronze

Reta final

Reta final | Chesnot/Getty Images

Falta menos de um mês para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Últimas vagas sendo conquistadas pelos atletas que sonham com o ouro olímpico; expectativa sobre favoritos; e, principalmente, muita curiosidade sobre como serão as cerimônias de abertura e encerramento, sempre das maiores atrações de uma Olimpíada.

+ LEIA TAMBÉM: ►Da Glória Eterna à demissão

Em Paris ainda há até a incerteza sobre onde será a abertura. O plano A (oficialmente único) é que as delegações naveguem pelo Sena, em barcos, com o público nas margens. Na teoria, apenas isso.
Só que cerimônia que se preza não fica apenas num desfile, não é mesmo?

O FOLHA DO LESTE descobriu que pelo menos três mil pessoas participarão dos quatro eventos (cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos). Sem contar com os atletas, claro.

+ MAIS NOTÍCIAS DE VICENTE DATTOLI? CLIQUE AQUI

Na maioria dos casos, são bailarinos, profissionais ou voluntários, que estão ensaiando há quase um ano, cerca de oito horas por dia. Detalhe interessante: não há um ensaio geral, até agora. Faz lembrar até o desfile das nossas escolas de samba, onde, com exceção do ensaio técnico, ninguém sabe com quem irá desfilar – e, mesmo assim, sem as fantasias e carros alegóricos.

Participantes do mesmo evento ensaiam em locais distintos, sabendo apenas o que vão fazer individualmente, sem noção total do coletivo. Tudo para que o segredo seja mantido.

+ LEIA TAMBÉM: ►Alô papai, alô mamãe…

Uma semana antes, ou seja, lá pelo dia 20 de julho, aí sim haverá um ensaio geral onde todos irão “se conhecer” e saber, digamos, exatamente, o que cada um vai fazer no todo.

Como a intenção é a utilização do Sena, estudos das marés, dos ventos, da capacidade das pontes que atravessam o rio, vêm sendo realizados de forma incessante para evitar qualquer tipo de erro. Até mesmo a possibilidade de uma chuva torrencial vem sendo avaliada, bem como as opções para que tal condição climática não estrague a festa.

+ MAIS NOTÍCIAS DE VICENTE DATTOLI? CLIQUE AQUI

Voltando a comparar com o nosso desfile, existem fortes rumores que parte dos dançarinos estará misturada com o público, nas margens, convocando a todos para participarem unidos das cerimônias – mais ou menos como fez a comissão de frente da Mocidade Independente, neste ano.

Como os barcos funcionam durante todo o dia para atender aos turistas que visitam a capital francesa, todas as atividades que envolvem os transportes só podem ser realizadas de madrugada. E há um forte esquema de segurança para evitar que algo seja descoberto. A grande preocupação é cronometrar precisamente o tempo que cada barco levará entre uma ponte e outra, o que faz prever atividades envolvendo essa sinergia.

Uma coisa é certa: todos os monumentos que compõem os arredores serão utilizados, transformando o espetáculo em um grande show para a televisão.

Quinta-feira é dia

Decidiu “partir Paris” para ver os Jogos, mas ainda não comprou ingresso?
Pois fique sabendo que toda quinta-feira uma nova leva de bilhetes é colocada à disposição dos amantes do esporte que desejam viver a emoção de uma Olimpíada.

E não pense que são apenas aqueles bilhetes caríssimos, não. A organização se comprometeu a oferecer ingressos a partir de 24 euros para que todos possam sentir o chamado espírito olímpico – obviamente as sessões com disputa de medalha, em especial no atletismo, na natação e na ginástica estão bem longe deste valor.

+ MAIS NOTÍCIAS DE VICENTE DATTOLI? CLIQUE AQUI

Para nós o horário é meio ingrato: como a Europa vive seu “horário legal” (nome deles para o horário de verão), se você estiver interessado deve se programar para acordar às 5h da manhã e ver se alguma coisa te interessa.

+ LEIA TAMBÉM: ►Sem Diniz, Fluminense leva gol no fim e perde para o Vitória

Um detalhe importante: os hotéis estão caros, mas não nos valores que todos esperavam (ao sentirem que os turistas recuaram, os empresários também seguraram um pouco sua ganância).

Ainda estão disponíveis, por exemplo, ingressos a partir de 15 euros para ver a seleção feminina de futebol, contra a Nigéria – só que em Bordeaux.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas