Seis meses após a entrega dos primeiros 48 ônibus da nova frota do BRT, conhecidos como “amarelinhos”, o Rio de Janeiro já começa a sentir os reflexos positivos da requalificação do sistema. De acordo com a Mobi-Rio, desde dezembro do ano passado, o número diário de passageiros transportados cresceu cerca de 80 mil pessoas, passando de 242 mil para 320 mil.
A renovação da frota também trouxe redução nos intervalos das linhas. No corredor Transolímpica, por exemplo, a espera caiu de 12 para sete minutos em horário de pico, e o número de passageiros transportados aumentou em 60%. Já no Transcarioca, a diminuição nos intervalos foi de mais de 50% nos horários de pico, e o número de passageiros transportados cresceu em 34%.
Mas a requalificação do sistema não se limita à renovação da frota. Desde o início da atual gestão, em março de 2021, foram criadas linhas eventuais, batizadas de “Diretão”, e aumentada a oferta de articulados. Além disso, foram reformadas 98% das estações BRT, incluindo a substituição de portas de vidro por chapas de aço vazadas, fiação embutida e mecanismos das portas blindados, entre outras melhorias.
A previsão é que, até março de 2024, a cidade receba os outros 270 articulados comprados para atendimento aos corredores Transbrasil e Transoeste. Com isso, espera-se que o Sistema BRT opere plenamente com seus quatro corredores e 100% dos ônibus novos já no início do próximo ano. Para os usuários, a requalificação significa menos tempo de espera, mais rapidez para chegar ao destino, mais conforto no deslocamento e mais qualidade de vida.