Rio de Janeiro - Capital

Registro inédito de cinco felinos na Mata Atlântica reforça biodiversidade – Vídeo

Registro inédito de cinco felinos na Mata Atlântica reforça biodiversidade – Vídeo | Juran Santos/Inea

Cinco felinos nativos da Mata Atlântica foram registrados no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana. O flagrante raro indica que o ecossistema local permanece equilibrado, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

As imagens foram captadas recentemente pelo ambientalista Juran Santos, do projeto Aventura Animal.

Nos registros, aparecem sequencialmente: uma onça-parda (Puma concolor), uma jaguatirica (Leopardus pardalis), um gato-mourisco (Puma yagouarondi), um gato-maracajá (Leopardus wiedii) e um gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus). O parque é uma unidade de conservação sob administração do Inea.

Importância da conservação da fauna

A presença desses animais reforça a relevância das áreas protegidas. O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância da descoberta:

“A região dos Três Picos é extremamente rica em biodiversidade e inserida em um grande fragmento de Mata Atlântica protegido por órgãos ambientais estaduais. Esses registros representam um avanço na conservação.”

Os equipamentos utilizados na captura das imagens são camuflados e ativados remotamente. Esse método permite registros de alta qualidade, fundamentais para pesquisas e monitoramento da fauna. O material também é exibido em palestras educativas para estudantes de escolas públicas e particulares, com o objetivo de sensibilizar sobre a preservação ambiental.

 

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *