Um “rolezinho” feito por motoqueiros na noite de Natal, no último domingo (24), tirou o sossego de quem celerava a data em Piratininga, Região Oceânica de Niterói. A Prefeitura de Niterói prometeu endurecer medidas contra a prática.
O blogueiro Ledilson Paiva publicou inicialmente as imagens e a denúncia. No vídeo, aparecem vários motoqueiros, que não usavam capacete, com veículos sem placa, fazendo barulho pelas ruas do bairro. O ruído é acentuado quando o escapamento das motocicletas é removido.
A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar informou que não houve acionamento a policiais militares do 12ºBPM (Niterói) para este evento. Todavia, a PM destacou que não fiscaliza esse tipo de evento.
A corporação realiza, eventualmente, ações de abordagens e revistas (blitz) a fim de verificar a idoneidade do condutor e situação do veículo. O 12º BPM trabalha ativamente para mapear as possíveis rotas de circulação e interceptar os participantes deste tipo de prática. Vale ressaltar que a prefeitura de Niterói atua no trânsito da região” disse a PM.
A Prefeitura de Niterói, por sua vez, informou que há um modelo de gestão compartilhada sendo elaborado e que vai envolver órgãos municipais e estaduais para fiscalizar a circulação de motocicletas que produzem ruídos acima do permitido por lei.
Todavia, ressaltou que, em paralelo a isso, os órgãos estaduais de segurança seguem responsáveis pela fiscalização de motos com barulho acima do permitido.
Moradores da cidade podem acionar a Polícia Militar em casos de perturbação da ordem pública ou mesmo em casos de desobediência à Lei do Silêncio, que estabelece limite de horários das 7h às 22 horas e, à noite, em períodos de 22h até 7h. As denúncias podem ser feitas de forma anônima”, explicou o governo municipal.