Leste FluminenseSão Gonçalo

Pintou Sujeira: Supermercado em São Gonçalo interditado pela Vigilância Sanitária

Pintou Sujeira: Supermercado em São Gonçalo interditado pela Vigilância Sanitária

Pintou Sujeira: Supermercado em São Gonçalo interditado pela Vigilância Sanitária | Divulgação/Ascom/Prefeitura de São Gonçalo

Por André Freitas (edição em 6/12, às 2h50) de São Gonçalo — Ação fiscal da Vigilância Sanitária da Prefeitura de São Gonçalo resultou na interdição parcial do Supermercado Soberano, no Alcântara. A operação ocorreu graças a denúncias enviadas à Comissão do Direito do Consumidor da Câmara Municipal de São Gonçalo, assim como  à própria Vigilância. Os fiscais não deram viagem perdida pois encontraram alimentos vencidos e falhas graves de higiene no estabelecimento, que funciona em Alcântara.

A operação aconteceu na quarta-feira (3), e teve, como resultado, bloqueio parcial do mercado Soberano até o cumprimento das exigências sanitárias.Ne

Nem o chão estava limpo

Desde a chegada no estabelecimento, os agentes encontraram problemas de limpeza no salão, açougue, frigorífico e padaria. Aliás, o local de fabricação do pão nosso de cada dia apresentou o cenário mais crítico e, em contrapartida acabou totalmente interditada.

Carnes do Supermercado de São Gonçalo apresentavam risco à saúde

Supermercado em São Gonçalo interditado pela Vigilância Sanitária

Fiscalização atua na exposição irregular de carnes salgadas

Quando os fiscais chegaram à loja, eles constataram algo surreal: a venda de carnes, produtos sob refrigeração e laticínios vencidos. Não dá para compreender algo dessa natureza como um mero descuido administrativo ou uma falha de gestão. Tratar alimentos impróprios para o consumo das pessoas corresponde ao flerte com o crime, pois visa o lucro a qualquer custo. Nem que esse preço possa representar o prejuízo à saúde de terceiros.

Fatos de tamanha gravidade dão o direito a qualquer pessoa de imaginar isto como delinquência gravíssima. Ao mesmo tempo, de cobrar mais rigor nas ações de fiscalização, sem depender da denúncia de contribuintes.

Por fim, houve a apreensão para descarte de 380 quilos de alimentos. Assim sendo, a quantidade apreendida reforçou o nível de descontrole sanitário encontrado no mercado.

Pintou Sujeira: Supermercado em São Gonçalo interditado pela Vigilância Sanitária

Pintou Sujeira: Supermercado em São Gonçalo interditado pela Vigilância Sanitária | Divulgação/Ascom/Prefeitura de São Gonçalo

Auto de infração e medidas obrigatórias

Após a inspeção, a equipe lavrou termos de intimação, relatando todas as ações que o comércio deve cumprir para reabrir integralmente. Houve, ainda lavratura de auto de infração gravíssima, no valor de 228 Ufisgs, segundo Romário Brandão da Silva, diretor do Departamento de Controle de Zoonoses e Vigilância Sanitária.

O valor da multa aplicada ao mercado — que ainda cabe recurso — é de R$ 11.272,32. 

O Folha do Leste assegura ao Soberano espaço para o exercício de contráditório, nesta reportagem, para que apresentem sua versão dos fatos e, caso queiram, contestem os consumidores.

+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta