O presidente da Câmara de Niterói, vereador Milton Cal, vai deixar o Progressistas, onde está filiado desde 2008, para ingressar no União Brasil. E o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, vai lhe acompanhar na migração para o partido. Primordialmente, a escolha sela a aliança entre o grupo governista de Niterói e o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL).
Apesar de ainda estar no PL, Bacellar já está na coordenação política do União Brasil no estado do Rio. Entretanto, já noticiamos que Bacellar recebeu do TRE-RJ autorização para deixar o PL e ingressar no União Brasil, sem riscos de perda de mandato.
Enquanto a filiação do presidente da Alerj no União Brasil está prevista para fevereiro, após o carnaval, Milton Cal ingressará em março. Em suma, o presidente da Câmara de Niterói não tem necessidade de se precipitar e correr riscos de perda de mandato.
Na eleição de 2020, Cal obteve 4.320 votos para vereador. Na ocasião, ampliou os 3.582 votos obtidos em 2016, bem como os 3.151 votos da eleição de 2012. Ele está no sexto mandato de vereador, e desde 2019, está na chefia do Legislativo de Niterói.
De oposição a situação
Diante da nova posição política que o União Brasil adotará em Niterói, resta saber qual o destino do único vereador da legenda na cidade: Daniel Marques. Ferrenho opositor da atual gestão, Marques terá duas opções: alinhar-se com o governo ou deixar a legenda. Estamos em contato com o vereador e assim que obtivermos resposta, atualizaremos a nossa coluna.