
Passageiros citam cobrança para remarcar viagens após sequestro que suspendeu viagens e fechou o terminal da Rodoviária Novo Rio| Fernando Frazão/Agência Brasil
Passageiros que tiveram seus bilhetes cancelados na tarde de terça-feira (12) devido ao sequestro na rodoviária Novo Rio ainda enfrentam dificuldades na manhã desta quarta-feira (13) para remarcar suas viagens.
Filas longas e remarcação lenta
Após o fechamento do terminal por questões de segurança durante a operação policial, todas as viagens foram suspensas até as 19h30 de ontem. As filas para remarcação são longas e o processo tem sido lento, gerando frustração entre os passageiros.
Falta de opções de viagem
Muitos passageiros não estão encontrando passagens para as viagens de manhã ou de tarde desta quarta-feira, conseguindo remarcar apenas para a noite ou para a manhã de quinta-feira (14). Isso tem obrigado alguns a procurar hospedagem de última hora ou se acomodar como podem na rodoviária ou em casas de amigos e familiares.
Direitos dos passageiros
De acordo com o advogado Heraldo Fonseca da Silveira, a Lei Nº 11.975/2009 garante que, em caso de interrupção ou atraso da viagem, a empresa transportadora é responsável por fornecer alimentação e hospedagem aos passageiros. Além disso, Fonseca da Silveira pontua o seguinte:
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Em caso de atraso superior a 1 hora: A empresa deve providenciar o embarque do passageiro em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, se houver, ou restituir o valor do bilhete de passagem, caso o passageiro opte por isso.
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Em caso de interrupção da viagem: A empresa transportadora deve assegurar a continuidade da viagem em outro veículo num período máximo de 3 horas após a interrupção. Na impossibilidade de cumprir este prazo, o passageiro tem direito à devolução do valor do bilhete.
Cobrança ilegal
Passageiros citam cobrança para remarcar viagens após sequestro. Isso estaria sendo feito por algumas viações, mediante a cobrança de uma taxa pela remarcação do bilhete, o que é ilegal. De acordo com o Dr. Heraldo, a lei 11.975/2009 proíbe a cobrança de qualquer taxa em caso de atraso ou cancelamento de viagem.
Reclamações
A concessionária Rodoviária do Rio orienta os consumidores lesados de alguma forma a procurar o Detro ou a ANTT, para registrar uma reclamação.
Serviço
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Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
Local: Rodoviária Novo Rio
Funcionamento: 24 horas
Telefone: (21) 3213-1808
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Departamento de Transportes Rodoviários (Detro)
Local: Rua Uruguaiana, 118, Centro do Rio
Horário: das 9h às 16h
Telefone: (21) 3883-4141
WhatsApp: (21) 98596-8545