Coluna do André FreitasRio de Janeiro - Capital

Passageiros citam cobrança para remarcar viagens após sequestro

Passageiros reclamam que empresas de ônibus estariam cobrando taxa para remarcar passagens

Passageiros citam cobrança para remarcar viagens após sequestro que suspendeu viagens e fechou o terminal da Rodoviária Novo Rio| Fernando Frazão/Agência Brasil

Passageiros que tiveram seus bilhetes cancelados na tarde de terça-feira (12) devido ao sequestro na rodoviária Novo Rio ainda enfrentam dificuldades na manhã desta quarta-feira (13) para remarcar suas viagens.

Filas longas e remarcação lenta

Após o fechamento do terminal por questões de segurança durante a operação policial, todas as viagens foram suspensas até as 19h30 de ontem. As filas para remarcação são longas e o processo tem sido lento, gerando frustração entre os passageiros.

Falta de opções de viagem

Muitos passageiros não estão encontrando passagens para as viagens de manhã ou de tarde desta quarta-feira, conseguindo remarcar apenas para a noite ou para a manhã de quinta-feira (14). Isso tem obrigado alguns a procurar hospedagem de última hora ou se acomodar como podem na rodoviária ou em casas de amigos e familiares.

Direitos dos passageiros

De acordo com o advogado Heraldo Fonseca da Silveira, a Lei Nº 11.975/2009 garante que, em caso de interrupção ou atraso da viagem, a empresa transportadora é responsável por fornecer alimentação e hospedagem aos passageiros. Além disso, Fonseca da Silveira pontua o seguinte:

  • Em caso de atraso superior a 1 hora: A empresa deve providenciar o embarque do passageiro em outra empresa que ofereça serviços equivalentes para o mesmo destino, se houver, ou restituir o valor do bilhete de passagem, caso o passageiro opte por isso.
  • Em caso de interrupção da viagem: A empresa transportadora deve assegurar a continuidade da viagem em outro veículo num período máximo de 3 horas após a interrupção. Na impossibilidade de cumprir este prazo, o passageiro tem direito à devolução do valor do bilhete.

Cobrança ilegal

Passageiros citam cobrança para remarcar viagens após sequestro. Isso estaria sendo feito por algumas viações, mediante a cobrança de uma taxa pela remarcação do bilhete, o que é ilegal. De acordo com o Dr. Heraldo, a lei 11.975/2009 proíbe a cobrança de qualquer taxa em caso de atraso ou cancelamento de viagem.

Reclamações

A concessionária Rodoviária do Rio orienta os consumidores lesados de alguma forma a procurar o Detro ou a ANTT, para registrar uma reclamação.

Serviço
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

Local: Rodoviária Novo Rio

Funcionamento: 24 horas

Telefone: (21) 3213-1808

  • Departamento de Transportes Rodoviários (Detro)

Local: Rua Uruguaiana, 118, Centro do Rio

Horário: das 9h às 16h

Telefone: (21) 3883-4141

WhatsApp: (21) 98596-8545

 

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