
Niterói reúne escolas de samba para preparar Carnaval 2026 | Divulgação
O secretário municipal de Governo, Paulo Bagueira, se reuniu na última quinta-feira (7) com dirigentes das escolas de samba de Niterói para ouvir as reivindicações das agremiações e apresentar os preparativos da Prefeitura para o Carnaval 2026.
O encontro foi organizado pela União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Niterói (UESBCN), presidida por Marcelo Serpa, e contou também com a presença do presidente da Neltur, André Bento.
Durante a reunião, foi informado que uma mensagem executiva do prefeito Rodrigo Neves será encaminhada à Câmara Municipal para tratar do tema. Entre as propostas em estudo está a implantação de uma Passarela do Samba em linha reta, eliminando curvas que dificultam a evolução das escolas.
Também está prevista a gravação de um CD com todos os sambas-enredos e a produção de uma revista distribuída ao público, assim como no último desfile.
O Carnaval de Niterói ocorre uma semana antes da data oficial e atrai um público crescente. Em 2025, mais de 60 mil pessoas passaram pela Passarela do Samba no Caminho Niemeyer durante os dias de desfile.

Niterói reúne escolas de samba para preparar Carnaval 2026 | Divulgação
O secretário Paulo Bagueira afirmou:
“Estamos dialogando com o mundo do samba para garantir que o Carnaval 2026 seja ainda mais bonito e organizado, preservando a tradição e promovendo melhorias na estrutura e no apoio às agremiações. Esse é um compromisso do prefeito Rodrigo Neves e de toda a nossa equipe para valorizar a cultura e o turismo da cidade”, afirmou Paulo Bagueira.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
O presidente da Neltur, André Bento, reforçou o compromisso da gestão:
“O Carnaval é um patrimônio cultural de Niterói. Nosso objetivo é apoiar as escolas e blocos para que possamos oferecer um espetáculo cada vez mais grandioso e seguro para o público e para os participantes”, destacou.
Para o presidente da UESBCN, Marcelo Serpa, o encontro foi fundamental:
“O diálogo aberto e a disposição para atender às demandas mostram que a cidade está empenhada em valorizar o samba e os sambistas. Isso é fundamental para que o Carnaval cresça com organização e respeito à nossa cultura”, disse.
Além das reivindicações, os dirigentes sugeriram ações para melhorar ainda mais o evento, fortalecendo o Carnaval como uma das principais manifestações culturais e turísticas de Niterói.