
Poste de madeira prestes a desabar em Itaipu – Foto: Reprodução – Redes Sociais
Os postes de madeira são usados em todo o mundo para uma variedade de propósitos, incluindo suporte de linhas de energia e sinalização. No entanto, os postes de madeira também podem representar um risco para a segurança, se não forem mantidos adequadamente.
Um dos principais riscos associados aos postes de madeira é o apodrecimento. A madeira é um material orgânico que é suscetível à deterioração por fungos e insetos. Quando a madeira apodrece, torna-se menos forte e mais propensa a quebra. Isso pode representar um risco para a segurança, pois pode fazer com que o poste se incline ou caia.
Outro risco associado aos postes de madeira é o fogo. A madeira é um material inflamável, e um poste de madeira que pega fogo pode causar danos significativos à propriedade e até mesmo ferimentos ou mortes.
E é exatamente isso que está acontecendo na Região Oceânica de Niterói. O fato de ainda existirem postes feitos em madeira se tornou motivo de reclamação por parte dos moradores de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. Um deles está prestes a desabar.

Postes de madeira são suscetíveis à deterioração e incêndio – Foto: Reprodução – Redes Sociais
O equipamento localizado na esquina da Rua Senador Lúcio Bittencourt, esquina com a Avenida Central (Ewerton Xavier), está entortando há pelo menos três anos. Nos últimos dias, a inclinação aumentou, deixando o poste mais perto de desabar.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Morador da localidade, Job Júnior se revoltou. Ele criticou a demora para que a concessionária Enel, responsável pelo equipamento, dê uma solução para o problema. Job também afirma que é a fiação que está segurando o poste, quando deveria acontecer o contrário.
“É um absurdo. Há pelo menos três anos que esse poste está assim e, agora, está prestes a cair a qualquer momento. Será que vão esperar acontecer uma tragédia?”, indagou.

Moradores criticam Enel por demora em realizar manutenção em poste de madeira – Foto: Reprodução – Redes Sociais
Quando acontece o pior, eles aparecem pra ver se vão fazer alguma coisa, ou só vem pra ver, disse Graça Duarte.
Para reduzir os riscos associados aos postes de madeira, é importante realizar inspeções regulares para verificar se há sinais de deterioração ou danos. Pelo que as imagens mostram e os moradores denunciam, não há nenhuma rotina nesse sentido. Os problemas, que deveriam ter correção imediata, arrastam-se no tempo. Além disso, os postes de madeira devem receber pintura e tratamento com outro material à prova de fogo, visando reduzir o risco de incêndio.
Por fim, a reportagem do FOLHA DO LESTE questionou à empresa se realizaria manutenção no local. Em suma, a Enel respondeu, por meio de nota, que faria uma visita técnica, ainda nesta sexta-feira (15).
“A Enel Distribuição Rio informa que vai enviar um técnico ao local mencionado ainda hoje (15), para vistoriar a rede elétrica e, caso seja necessário, programar os serviços”, afirmou a empresa.
A reportagem do FOLHA DO LESTE seguirá atenta a este fato.
[…] No último dia 15 de setembro, o FOLHA DO LESTE publicou reportagem sobre um poste de madeira preste… Passadas pouco mais de duas semanas, a situação permanece inalterada e é motivo de protesto por parte de moradores e comerciantes da região. […]
[…] precariedade do poste é alvo de reclamações há pelo menos três anos. No último dia 15, o FOLHA DO LESTE publicou a primeira reportagem sobre a situação. Inicialmente, a Enel informou que, naquele dia, enviaria uma equipe ao […]