A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói vivenciou um fim de semana agitado com o resgate de três animais silvestres em diferentes pontos da cidade.
No domingo (24), uma cobra jiboia de cerca de 2,5 metros causou um susto em moradores do Condomínio Ubá Piratininga, na Região Oceânica. O animal se abrigou na garagem de uma casa entre pisos que seriam utilizados em uma reforma.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
Os donos da casa, que estavam ausentes no momento, presenciaram a entrada da cobra pelas câmeras de segurança e acionaram a Guarda Municipal pelo telefone 153. Contudo, a equipe especializada capturou a jiboia, que estava em boas condições de saúde, e a reintegrou à natureza na Serra da Tiririca.
Sendo assim, na sexta-feira (22), uma capivara de cerca de 30 kg causou comoção ao entrar em uma loja de tintas na Avenida Central, em Piratininga. Assustada, a capivara foi resgatada pela Guarda Municipal e levada para a área de proteção ambiental no Canal de Camboatá.
Contudo, no mesmo dia, a equipe da Guarda Municipal resgatou outra jiboia, desta vez debaixo de um veículo próximo a concessionárias de automóveis na Região Oceânica. O animal também foi reintegrado à área de proteção ambiental da Serra da Tiririca.
► Leia mais notícias sobre Niterói aqui
Dessa forma, em 2023, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói resgatou mais de 3 mil animais silvestres. Entre as espécies estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás.
Enfim, a equipe especializada da Guarda Municipal possui treinamento para diversos tipos de resgate de animais e atua em todo o município. Assim, os agentes podem ser acionados através do telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói.