Maricá

Pinguins que visitam litoral fluminense são chilenos e argentinos

No último domingo (6), um pinguim foi resgatado na Praia de Ponta Negra, em Maricá. O evento causou surpresa entre os banhistas, já que o animal não é natural da região.

A reportagem do FOLHA DO LESTE consultou o professor Sávio Freire Bruno, do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele explicou qual a origem das aves que costumam aparecer no litoral do Rio de Janeiro.

Os pinguins que mais frequentemente chegam ao litoral brasileiro são conhecidos como pinguins-de-magalhães. Eles vivem naturalmente ao sul dos oceanos Atlântico e Pacífico, tanto na Argentina quanto nas ilhas Malvinas e no Chile”, afirmou.

O especialista comentou que a espécie costuma aparecer mais no Rio Grande do Sul, mas pode haver registros até o litoral do Espírito Santo. Com sorte, banhistas do litoral nordestino também podem receber a visita dos pinguins.

Muitos desses pinguins chegam, portanto, na costa brasileira. Normalmente, na costa sul e sudeste até o sul do estado do Espírito Santo, embora haja registros históricos até Pernambuco”, destacou.

Pinguins que visitam litoral fluminense são chilenos e argentinos

Cena como esta é comum no litoral brasileiro – Foto: Divulgação/Pixabay

Busca por alimento e correntes marinhas

De acordo com o professor, a aparição dessas aves na costa brasileira é motivada pela busca por alimento. As correntes marinhas ajudam a facilitar o deslocamento dos pinguins.

Exemplares desse pinguim chegam à costa brasileira no inverno, costumeiramente de maio a agosto. A maioria dos pinguins que alcança o território brasileiro são jovens que possuem maior propensão a se deslocarem em busca de alimento. Esse deslocamento é facilitado por correntes marinhas”, complementou.

Maricá

O pinguim resgatado no domingo, em Maricá, estava com as nadadeiras machucadas. Banhistas imediatamente acionaram o Corpo de Bombeiros e o Instituto Maqua, organização especializada em resgate e recuperação de animais marinhos.

O pinguim foi prontamente resgatado e está recebendo os cuidados necessários para sua recuperação. O Instituto Maqua, responsável por sua reabilitação, está monitorando de perto seu progresso e garantindo que todas as suas necessidades sejam atendidas.

Assim que estiver completamente recuperado, o pinguim será devolvido ao seu habitat natural.

Homem é preso em flagrante por matar a mãeHomem é preso em flagrante por matar a mãe

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Maricá