CulturaEntretenimento, Artes e CulturaLeste FluminenseMúsicaNiterói

Pianista niteroiense Felipe Naim se apresenta em recital clássico no Theatro Municipal nesta quarta-feira (30)

Pianista niteroiense Felipe Naim se apresenta em recital clássico no Theatro Municipal

Pianista niteroiense Felipe Naim se apresenta nesta quarta-feira (30) em recital clássico no Theatro Municipal | Amanda Respício/Divulgação

Felipe Naim – pianista que atravessa o mundo com as pontas dos dedos – prepara-se para transformar o palco do Theatro Municipal de Niterói em um portal para outras realidades na noite desta quarta-feira (30). Ele promete realizar um espetáculo revelando que que há sons que vão além da nota, porque, simplesmente, tocam a alma.

O músico niteroiense transcende o tempo em seu repertório. Formado no Conservatório do Rio de Janeiro e com o diploma da UFRJ, ele se lançou, como em um prelúdio sonhado, à Franz Liszt Academy, em Budapeste, na Hungria. Lá, Felipe mergulhou nas profundezas da música clássica e do virtuosismo que consagram seu nome.

Entre as paredes que já testemunharam outros magos das teclas, na capital húngara, surgiu a ideia da NaimArtCompany. Essa empreitada, entre o ideal e o possível, o trouxe de volta às raízes. Na bagagem, trouxe o sonho de abrir novas portas e fazer de Niterói um novo ponto de encontro para a música erudita internacional.

Atualmente, Felipe Naim não vai além do prêmio “Under 30” da Forbes, e do título do concurso Prelúdio de 2019 da TV Cultura. Trata-se de um contador de histórias sem palavras, pois a cada toque nas teclas do piano o artista emite ondas que permeiam sua plateia. Nas suas interpretações, o público não ouve apenas a melodia, mas sente-a se desdobrar em paisagens.

No recital desta quarta-feira, o Teatro Municipal transbordará acordes com a intensidade de uma tempestade de verão. Com a grandiosidade de Beethoven, com a sonoridade de um Chopin que tanto nos fala de nostalgia e amor, e com o gênio meticuloso de Brahms, Felipe Naim conjura uma experiência que transcende.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Por exemplo, a Sonata Op. 31 de Beethoven, com sua força visceral e irreverência, abre o caminho para o público ser transportado pela corrente da Barcarolle e Scherzo de Chopin, onde o rio se torna mar. E, por fim, Brahms, com suas Variações de Paganini, evoca o extraordinário com o brilho e o ímpeto de fogos de artifício – um convite ao inesperado e à subversão do ordinário.

Felipe Naim convida os amantes de música erudita a embarcar nesta viagem. E como se uma névoa quase mística envolvesse Niterói, ele pede que cada um se entregue ao ritual de uma noite de música, onde o tempo se suspende e cada toque no piano ressoa como uma promessa de eternidade.

Mais do que um recital, Felipe entrega-se ao que parece ser um recomeço, num reencontro com o palco que o viu crescer. Ao mesmo tempo, serve à inauguração de sua própria empresa de produção artística, consolidando Niterói como o berço de sua jornada internacional. Principalmente, porque se trata de um momento para a posteridade, pois a apresentação será gravada e registrada em imagem e som para sempre.

Serviço

Quarta Clássica | Felipe Naim – Recital de Piano Solo | Data: Quarta-feira, 30 de outubro de 2024 | Horário: 19h | Duração: 90 minutos | Classificação indicativa: Livre | Local: Theatro Municipal de Niterói | Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói | Ingressos: R$ 60,00 (vendas pelo Sympla ou na bilheteria do Theatro Municipal de Niterói)

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Mais emCultura

Você também pode gostar!

Comments are closed.