Desde sábado (20), partidos políticos e federações partidárias podem realizar convenções para deliberar sobre coligações e escolher candidatos para o pleito de outubro. Este evento, obrigatório por força do calendário eleitoral, termina em 5 de agosto, cuja realização pode ocorrer de forma ser presencial, virtual ou híbrida.
As convenções reúnem filiados de uma agremiação política para discutir e votar assuntos de interesse do grupo, sobretudo deliberar acerca de candidaturas e coligações. Assim sendo, este se trata do rito processual que define a escolha dos candidatos do partido aos cargos em disputa no pleito municipal. Notadamente, prefeito, vice-prefeito e vereador.
Quem pretende se candidatar, precisa cumprir pré-requisitos. Nesse sentido, possuir nacionalidade brasileira, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral, domicílio eleitoral na circunscrição, filiação partidária dentro do prazo previsto em lei e idade mínima.
Para prefeito, a idade mínima corresponde à 21 anos, e para vereador, 18 anos, ambos completados até a data do pedido de registro de candidatura.
+ LEIA TAMBÉM: ► Defensoria Pública do Rio celebra 70 anos com exposição em Niterói
+ LEIA TAMBÉM: ► São Gonçalo terá novo Batalhão da PM
Após a definição dos candidatos, os partidos têm até 15 de agosto para requerer à Justiça Eleitoral o registro dos nomes escolhidos, que serão divulgados no site DivulgaCandContas.
Eleitorado Fluminense
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Rio de Janeiro tem 1.020.488 pessoas filiadas a algum partido político. A capital é a cidade com o maior número de filiados, seguida por São Gonçalo, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Campos dos Goytacazes.
Adeptos partidários
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) tem o maior número de filiados no estado, seguido pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). O Partido Social Cristão (PSC) e o Partido da Causa Operária (PCO) possuem o menor número de filiados.
+ LEIA TAMBÉM: ► Joe Biden desiste de reeleição para presidência dos EUA
Dos filiados no estado, 50,36% são homens, enquanto 49,48% são mulheres. A maioria tem mais de 10 anos de filiação. A faixa etária predominante entre os filiados é de 45 a 59 anos. Em contrapartida, os eleitores jovens, de 16 a 24 anos representam apenas 0,73% dos filiados.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI