A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) celebra 70 anos de conquistas com exposição itinerante “70 anos: do sonho à luta”. A mostra está em cartaz desde sábado (20), no Caminho Niemeyer, em Niterói, berço da instituição.
A exibição ficará aberta ao público niteroiense até o dia 15 de agosto, ao passo que reúne painéis, totens interativos, área lúdica e ações sociais, como orientação jurídica e exame de DNA. Posteriormente, percorrerá outros seis municípios fluminenses: Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Macaé, Volta Redonda e Rio de Janeiro.
Idealizada pela defensora pública-geral Patrícia Cardoso, mergulha na rica história da DPRJ, desde sua criação em 1954 até os dias atuais. Dessa forma, revela a trajetória de lutas e conquistas da instituição em defesa dos direitos da população mais vulnerável.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Através de painéis informativos, totens interativos e uma área lúdica, os visitantes poderão conhecer os principais marcos da história da Defensoria Pública. Por exemplo, a criação dos primeiros cargos específicos de defensor público em Niterói. Igualmente, a luta pela autonomia administrativa e a conquista da especialização e profissionalização da carreira.
A exposição também destaca o papel fundamental da DPRJ na garantia do acesso à justiça e na promoção da cidadania. Principalmente, através do atendimento humanizado, na resolução de conflitos por meio de métodos extrajudiciais e na luta contra as desigualdades sociais.
+ LEIA TAMBÉM: ► São Gonçalo terá novo Batalhão da PM
+ LEIA TAMBÉM: ► Joe Biden desiste de reeleição para presidência dos EUA
A exposição também traz à tona as dificuldades e desafios enfrentados pela Defensoria Pública ao longo de sua história, como a falta de recursos, a precariedade das condições de trabalho e a resistência de alguns setores da sociedade à atuação da instituição.
No entanto, a narrativa central é de superação e transformação, ressaltando a força, a perseverança e o compromisso dos defensores públicos com a defesa dos direitos dos mais necessitados.
Serviço
Exposição itinerante “70 anos: do sonho à luta” da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
- Niterói: Caminho Niemeyer (Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n) – 20 de julho a 15 de agosto de 2024
- Volta Redonda: UNIFOA – 8 de agosto de 2024
- Angra dos Reis: Sede da DP – 31 de agosto de 2024
- Campos dos Goytacazes: Sede da DP (data a ser confirmada em setembro)
- Petrópolis: Sede da DP – 28 de setembro de 2024
- Macaé: Sede da DP – 19 de outubro de 2024
- Rio de Janeiro: Parque Madureira – 9 de novembro de 2024
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI