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Pedágio automático na Ponte começará a ser testado em outubro

Pedágio automático na Ponte começa a ser testado em outubro

Praça do Pedágio será mantida – Foto: Divulgação/Ecoponte

A concessionária Ecoponte, que administra a Ponte Rio-Niterói, começará a testar o sistema automático de cobrança de pedágio em outubro. A empresa confirmou a informação, nesta segunda-feira (18).

Anunciado no começo de 2023, o teste deveria ter sido iniciado em julho, mas questões técnicas forçaram o adiamento. Os trabalhos têm previsão para serem concluídos em 2024, mas, segundo a Ecoponte, podem levar anos.

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A Ecoponte afirmou que todos os resultados serão submetidos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A adoção do sistema, no entanto, ainda é incerta devido às particularidades da rodovia.

O projeto, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem como objetivo verificar a eficiência operacional do meio de pagamento na realidade da Ponte Rio-Niterói e entender se será eficaz”, informou a Ecoponte.

A nova configuração recebeu o nome de “free flow”. Nela, o pagamento é realizado através da leitura da placa, acompanhado de um tag instalado no veículo.

Praça do Pedágio será mantida

A empresa também pontuou que não existe previsão de eliminar a praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói. Além disso, durante o período de testes, nada vai mudar para o usuário. Dessa maneira, o experimento será feito em caráter interno, sem participação dos motoristas.

O Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lastran, é o responsável pela análise e coleta de dados.

ANTT não descarta extinção das praças do pedágio

Segundo a ANTT, essa avaliação é fundamental para entender como uma eventual substituição das praças de pedágio pelo sistema pode afetar o tráfego local.

“O resultado almejado pela ANTT é a formulação de um plano completo para implementar essa tecnologia em rodovias sob concessão da Agência, incluindo a elaboração de normativos ou revisões das normas existentes relacionadas a essa inovação”, explicou a agência reguladora.

Atualmente, por meio de um sandbox regulatório, estão em operação três pórticos denominados “Free Flow”, localizados no km 538+500 Paraty (RJ), km 447+300 Mangaratiba (RJ) e km 414+900 Itaguaí (RJ), pela concessionária CCR RioSP.

Reajuste

Enquanto o novo sistema não é implantado, o pedágio na Ponte recebeu reajuste, no último dia 24 de agosto. Para carros, o valor passou a ser de R$ 6,20, enquanto para motocicletas subiu para R$ 3,10.

Segundo a Ecoponte, o aumento na tarifa possibilitará a realização de obras. Entre elas está o reforço adicional nas aduelas, que são estruturas de concreto utilizadas nas junções da Ponte.

Por outro lado, as obras previstas para melhorar os pontos de ônibus e a construção de uma passarela na Ilha de Mocanguê, além de duas passarelas na área do mergulhão, em Niterói, foram retiradas do contrato.

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