Pode até parecer absurdo, mas era exatamente isso que acontecia: uma Padaria fazia “pão com gato”. A Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia em um estabelecimento comercial de panificação, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.
A operação aconteceu esta semana, após o registro de denúncia anônima e contou com apoio de equipes de policiais da 125ª Delegacia de Polícia e do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), além de equipes operacionais da distribuidora. O operativo terminou com um registro de ocorrência pelo crime de furto de energia.
Durante a inspeção, foi encontrada uma ligação direta de energia em três fases na rede da Enel. As equipes também constaram que o estabelecimento, localizado em uma Área de Proteção Ambiental (APA), não possuía um medidor, resultando em uma perda total no registro do consumo de energia.
Padaria fazia “pão com gato” mas ficou no escuro
Após a perícia, a irregularidade acabou desfeita e o local sem energia. Após entendimento da autoridade policial, abriu-se um inquérito para apurar a autoria do furto de energia.
Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.
A Enel Distribuição Rio alega realizar, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica. Também diz fazer programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.
Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.
acesse MAIS NOTÍCIAS SOBRE o estado do rio: CLIQUE AQUI
[…] semana passada, uma padaria que praticava furto de energia, o popular “pão com gato”, virou notícia. Nesta segunda-feira (3), um estabelecimento em São Gonçalo foi flagrado com a […]