Uma operação realizada nesta quinta-feira (19) pela Polícia Civil, com apoio do Ministério Público, mira uma quadrilha de estelionatários especializada em aplicar golpes contra idosos. O grupo utilizava folhas de cheque clonadas com assinaturas falsificadas para obter dinheiro nas “bocas do caixa” de instituições bancárias.
+ LEIA TAMBÉM: ►Novo Ponto de Parada e Descanso na Via Dutra
De acordo com as investigações, os criminosos já causaram um prejuízo estimado em cerca de R$ 150 mil às vítimas. A operação, conduzida pela 77ª DP (Icaraí), visa cumprir sete mandados de prisão contra os integrantes do grupo.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Os estelionatários obtinham acesso a dados pessoais e bancários das vítimas por meio de fraudes. A partir dessas informações, entravam em contato se passando por funcionários de bancos e orientavam os idosos a destruir suas folhas de cheque, alegando que haviam sido clonadas. Em seguida, o grupo clonava as linhas telefônicas e também as folhas de cheque destruídas.
No momento de finalizar o golpe, enquanto um membro da quadrilha realizava os saques, outro, ao telefone, fingia ser o idoso quando o gerente do banco ligava para confirmar a transação. Essa prática facilitava o sucesso dos saques fraudulentos.