Rio de Janeiro - Capital

Operação contra furto de energia prende oito comerciantes no Rio

Operação contra furto de energia prende oito comerciantes no Rio

Operação contra furto de energia prende oito comerciantes no Rio | Divulgação/Light

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a concessionária de energia Light resultou na prisão de oito comerciantes em São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro, na quarta-feira (25). A ação foi desencadeada a partir de investigações do setor de inteligência da polícia, que identificou práticas ilegais de desvio de energia elétrica na região.

+ LEIA TAMBÉM: ►Rompimento de adutora afeta sete bairros da Zona Norte

Durante a operação, técnicos da Light e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) confirmaram a existência de fraudes em vários estabelecimentos na Rua Visconde de Niterói, próximo à Mangueira. As autoridades informaram que todas as ligações clandestinas foram desfeitas, cortando o fornecimento irregular.

Além das ações em São Cristóvão, um “gato” foi encontrado em um restaurante na Rua Buenos Aires, no Centro do Rio. Segundo a Light, o desvio de energia estava sendo praticado desde agosto, causando um prejuízo mensal de aproximadamente 9 MWh, o que equivale a R$ 11 mil em contas de luz. A Polícia Militar e agentes da 5ª DP (Mem de Sá) participaram da ação no local.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Nos primeiros oito meses de 2024, a Light regularizou mais de 2,4 mil ligações clandestinas e normalizou cerca de 121 mil instalações irregulares em residências e comércios. No total, a concessionária recuperou 97 GWh de energia, o suficiente para abastecer cerca de 40 mil residências por um ano.

Mesmo com os esforços, a Light estima que o prejuízo anual causado pelo furto de energia elétrica seja de cerca de R$ 800 milhões. De acordo com a concessionária, a cada 100 clientes, 34 realizam furtos de energia. No ano passado, mais de 610 mil locais foram inspecionados na tentativa de combater essa prática ilegal.

A Light relembra que o furto de energia é considerado crime pelo artigo 155 do Código Penal, com penas que podem chegar a até oito anos de prisão. Além de ilegal, essa prática traz riscos significativos, como falta de energia, acidentes e até incêndios causados por ligações irregulares e precárias.

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *