Leste FluminenseNiterói

Obras de macrodrenagem em Charitas entram em nova fase

Obras de macrodrenagem em Charitas entram em nova fase | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói

As obras de macrodrenagem em Charitas, na Zona Sul de Niterói, avançam para uma nova fase. A intervenção ocorre na bacia A, no trecho entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco, e tem como objetivo principal reduzir os alagamentos históricos na região.

A obra é executada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) e conta com um investimento de R$ 13,4 milhões. A previsão de conclusão é para outubro.

Nesta quinta-feira (24), o prefeito Rodrigo Neves esteve no local para acompanhar os trabalhos.

“Gostaria de agradecer a todos que trabalharam com afinco para cumprir o prazo de duas semanas das interdições. Marcamos esse período durante as férias escolares para mitigar os transtornos ao trânsito e estamos perto de concluir mais essa etapa. Ao todo, vamos implantar 2.000 metros de galerias de águas pluviais. Estamos substituindo uma tubulação de 60 centímetros de diâmetro por galerias de quase três metros que vão multiplicar por quatro a capacidade desse sistema de drenagem que recebe água do maciço do Parque da Cidade. Vamos concluir esse lado da avenida no dia 31 de julho. Na sequência, vamos avançar a obra para a outra faixa”, reforçou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Interdições temporárias e nova galeria com 2 mil metros

Para viabilizar a execução, a Nittrans interditou temporariamente a pista sentido Jurujuba, entre a Praça do Rádio Amador e o Chalé. No sentido oposto, uma faixa reversível foi criada para manter o tráfego de veículos.

Obras de macrodrenagem em Charitas entram em nova fase | Divulgação/Evelen Gouvêa/Prefeitura de Niterói

A nova rede de drenagem terá 2.000 metros de extensão, substituindo uma tubulação antiga de 60 cm por galerias com quase três metros de largura. A estrutura receberá a água que desce do Parque da Cidade e direcionará o escoamento para a Baía de Guanabara.

Etapas da obra

A ION já finalizou a instalação das galerias na pista sentido Jurujuba. Agora, as equipes atuam na concretagem da laje de reforço. A pavimentação será iniciada após a secagem do concreto. Simultaneamente, está em andamento a requalificação das calçadas e meios-fios.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI

Antes disso, a fase de escavações e instalação das galerias retangulares na calçada da Avenida Prefeito Silvio Picanço, nas imediações da Praça do Rádio Amador, já havia sido concluída.

Relembre: bacia B foi entregue em junho

Em junho de 2024, a Prefeitura finalizou as obras da bacia B, com 390 metros de rede instalada entre as ruas Armando Lopes e Juiz Alberto Nader.

Essa etapa teve investimento de R$ 7,1 milhões e incluiu melhorias como ciclovia no canteiro central e novas pistas de retorno para veículos nos dois sentidos da via.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *