Brasil

Número de greves no país cresce 6% em 2023

Número de greves no país cresce 6% em 2023

Foto: José Cruz – Agência Brasil

O ano de 2023 foi marcado por um aumento significativo no número de greves no Brasil. Segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foram registradas 1.132 mobilizações, um crescimento de 6,08% em relação a 2022.

A maioria das greves (55,5%) ocorreu na esfera pública, com destaque para o funcionalismo público e empresas estatais. Já na esfera privada, o número de paralisações foi de 43,1%.

Em relação à duração, a maior parte das greves (56,3%) durou apenas um dia. Entre 2 e 5 dias, as mobilizações representaram 24,6%. Já as paralisações que se estenderam por mais de 10 dias representaram cerca de 12%.

O reajuste salarial foi a principal reivindicação dos trabalhadores (40,3%), seguido por protestos pelo cumprimento do piso salarial (26,7%), pagamento de salários em atraso (21,7%), condições de trabalho (20,9%) e alimentação (18,4%).

► Leia mais notícias sobre Brasil aqui

Nem todas as informações sobre a resolução dos conflitos estavam disponíveis na imprensa. Assim, em 33% dos casos, as greves foram solucionadas por meio de negociações entre as partes. Em 38% das mobilizações, o poder Judiciário precisou se envolver.

Sendo assim, em 364 registros, ou seja, 32% do total, há informações sobre os resultados das greves. Assim, na maioria dos casos (67%), houve algum tipo de êxito nas reivindicações, seja de forma integral (19,5%) ou parcial (47,5%). Nas demais situações, as reivindicações foram rejeitadas (21,6%) ou as negociações continuaram (31,6%).

As greves na esfera privada foram mais frequentes no início e no fim do ano, enquanto no setor público a concentração se deu em março e a partir de abril.

Enfim, o Dieese aponta como fatores que impulsionaram as greves o atraso no pagamento de salários, a ampliação de terceirizações, vínculos precários e privatizações. Contudo, tais fatores resultaram em jornadas excessivas, rebaixamento salarial, descumprimentos trabalhistas e queda na qualidade do atendimento.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Brasil