Acontece AgoraEstado do Rio de JaneiroLeste FluminenseNiteróiRio de Janeiro - Capital

Nova concessionária assume operação das Barcas no Rio e em Niterói

Nova concessionária assume operação das Barcas no Rio e em Niterói

Nova concessionária assume operação das Barcas no Rio e em Niterói | Reprodução

O Governo do Rio de Janeiro firmou, nesta sexta-feira (10), o contrato com o Consórcio Rio Barcas, que assumirá a operação do transporte aquaviário no estado. A partir de fevereiro, o grupo administrará o serviço por cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco. O valor do contrato é de aproximadamente R$ 1,9 bilhão.

Formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Sudeste Navegação e Innovia Soluções Inteligentes, o consórcio substituirá o grupo CCR, responsável anteriormente por seis linhas e pelo transporte diário de 40 mil passageiros.

A transição começa hoje e será concluída até 11 de fevereiro. Durante esse período, o número de viagens permanecerá o mesmo. O governo também garantiu que não haverá reajuste de tarifas. A cerimônia de assinatura contou com a presença do governador Cláudio Castro, do secretário de Transportes, Washington Reis, e de representantes do novo consórcio.

“Mais um passo que estamos dando aqui. Quando olhamos os modais, não podemos diminuir a importância deles, pois cada passageiro ali é importante”, afirmou o governador durante o evento.

Castro destacou a mudança como um marco na administração do sistema de barcas. Segundo ele, o modelo de concessão foi substituído por um contrato baseado em milhas náuticas.

“Agora, o estado terá domínio total sobre horários, grade e destinos. Isso nos permitirá otimizar o sistema, avaliar o valor comercial dos roteiros existentes e abrir novas rotas de transporte”, explicou.

O governador também comentou sobre a eficiência do sistema. “Hoje temos horários deficitários, com barcas grandes transportando apenas cinco ou dez pessoas. Poderemos redirecionar as embarcações conforme a demanda. Além disso, estamos desenvolvendo projetos de embarcações sociais para atender regiões onde os horários são essenciais, mas economicamente inviáveis.”

Pierre Orfali, presidente da BK Consultoria e Serviços, reforçou a experiência das empresas envolvidas no consórcio.

“Estamos iniciando os trabalhos com uma equipe de transição que detalhará a operação”, afirmou.

Em novembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) havia questionado a licitação por suspeitas de irregularidades no edital. No entanto, o órgão liberou o governo para firmar o contrato após revisar o processo.

+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

Você também pode gostar!

Comments are closed.