Coluna do André FreitasColunistasLeste FluminenseNiterói

Niterói: Tempestade deixa cidade em estágio de atenção

Niterói está em estágio de atenção desde às 20:15 da noite deste sábado (18). A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia da cidade, após uma forte tempestade atingir a cidade.

Desde então, pode-se dizer que a população viveu uma noite de medo, sobressaltos, calor e revolta. Todavia, esses sentimentos estão associados a um único fenômeno, cada vez mais comum em Niterói: falta de luz.

A chuva, acompanhada de ventos fortes e quedas de árvores, causou estragos em diversos bairros da cidade. Até a divulgação do último boletim da Defesa Civil, às 23:45, haviam registros de mais de 20 quedas de árvores, deixando ruas e avenidas bloqueadas. Uma das cenas mais impactantes teve registro defronte ao 12º Batalhão de Polícia Militar, na Avenida Jansen de Melo, em São Lourenço. Confira no vídeo abaixo:

População quer energia

Niterói: CPI da Enel pede prorrogação

No que diz respeito à falta de energia, parte de bairros como Icaraí, Santa Rosa, Piratininga, Itaipu, Fonseca, Cubango, Centro e São Lourenço ficaram sem luz. Em alguns casos, a Enel, concessionária responsável pelo serviço, deu prazos de até 21 horas para restabelecimento da energia.

Por não se tratar de uma situação pontual, pois isso já virou rotina em Niterói, a falta de energia é revoltante para a população. Afinal, a energia elétrica se trata de um bem de consumo de natureza essencial e caro. E o povo, mesmo pagando além do justo por um serviço prestado de forma precária, sequer recebe atendimento razoável. Pelo contrário, o serviço está abaixo do mínimo que a dignidade da pessoa humana, um princípio constitucional da República, prevê.

A Enel, nas ocasiões semelhantes a essa, sempre se justifica com a mesma resposta padrão: o clima. Geralmente, suas explicações se resumem a explicar que as interrupções tem como causa eventos fortuitos, provocados pela natureza, como quedas de árvores e ventos fortes.

Palco desaba; shows cancelados

 

O show da cantora Marisa Monte, que aconteceria na Praia de Icaraí neste sábado (18), foi cancelado após a estrutura do palco desabar. Assim como este evento, todos os demais, previstos para este domingo (19), tiveram cancelamento. A Prefeitura reagendará as apresentações.

A forte ventania que atingiu a cidade provocou o colapso da estrutura, que estava sendo montada para o evento. Ao primeiro sinal de ventos fortes, houve início do plano de evacuação. Dessa forma, já não haviam pessoas no local quando a estrutura cedeu.

A Defesa Civil alerta para o risco de novos transtornos

A Defesa Civil de Niterói alerta para o risco de novos transtornos causados pela tempestade. A cidade segue em estágio de atenção e as equipes da Defesa Civil estão trabalhando para mitigar os estragos causados pela tempestade.

A população deve ficar atenta às informações divulgadas pela Defesa Civil e adotar medidas de segurança, como evitar sair de casa se não for necessário. Caso esteja na rua, procurar abrigo, sobretudo, em locais seguros e longe de árvores.

Emergência

A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *