Leste FluminenseNiterói

Niterói sediará reunião da CGLU em maio de 2027

Niterói sediará reunião executiva da CGLU em 2027

Niterói sediará reunião da CGLU em maio de 2027 | Divulgação

Niterói foi escolhida para sediar, em maio de 2027, a Reunião Executiva das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), uma das principais redes internacionais de cooperação entre governos municipais e regionais.

A definição ocorreu durante a Assembleia Geral da CGLU, realizada em Tânger, no Marrocos. Segundo a Prefeitura, o encontro reunirá lideranças locais de mais de 140 países.

A reunião executiva acontecerá durante a 26ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), que também será realizada em Niterói.

Escolha ocorreu após encontro de gestores latino-americanos

A candidatura de Niterói foi apresentada pelo prefeito Rodrigo Neves, que preside a rede Mercocidades, formada por governos locais da América do Sul.

Antes da escolha, representantes de cidades da América Latina participaram de uma reunião mediada pelo prefeito. O encontro reuniu gestores do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador.

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, durante reunião

Niterói sediará reunião da CGLU em maio de 2027 | Divulgação

A proposta apresentou Niterói como sede de um encontro voltado à troca de experiências entre cidades e ao debate de políticas públicas locais.

“O cenário internacional exige cada vez mais cooperação entre os governos locais. As cidades estão na linha de frente do enfrentamento das grandes crises globais e precisam atuar de forma integrada”, afirmou Rodrigo Neves.

Evento discutirá democracia, tecnologia e serviços públicos

A Reunião Executiva da CGLU será integrada à programação da 26ª Conferência do OIDP.

O encontro terá como tema “Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e a Melhoria dos Serviços Públicos”.

A programação deve reunir debates sobre:

  • inteligência artificial;
  • governança pública;
  • participação cidadã;
  • cidades conectadas;
  • serviços públicos no século XXI;
  • democracia e mudanças climáticas;
  • transformações tecnológicas.

Niterói amplia agenda internacional

A escolha coloca Niterói no calendário de encontros internacionais ligados à gestão pública, democracia participativa e cooperação entre cidades.

A CGLU reúne associações, redes e governos locais de diferentes regiões do mundo. Já o OIDP promove intercâmbio entre cidades, universidades, entidades e organizações que desenvolvem experiências de participação popular e inovação democrática.

Com a realização dos dois encontros em 2027, Niterói deverá receber delegações estrangeiras, gestores públicos, pesquisadores e representantes de redes internacionais.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI
Enzo Carvalho
Enzo Carvalho é jornalista profissional, com atuação voltada à cobertura de inovação, tecnologia, cotidiano e esportes. Ex-jogador profissional de e-sports, traz para o jornalismo uma compreensão prática do universo digital, das plataformas tecnológicas e das transformações provocadas pela cultura conectada.

Leave a reply