Niterói foi escolhida para sediar, em maio de 2027, a Reunião Executiva das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), uma das principais redes internacionais de cooperação entre governos municipais e regionais.
A definição ocorreu durante a Assembleia Geral da CGLU, realizada em Tânger, no Marrocos. Segundo a Prefeitura, o encontro reunirá lideranças locais de mais de 140 países.
A reunião executiva acontecerá durante a 26ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), que também será realizada em Niterói.
Escolha ocorreu após encontro de gestores latino-americanos
A candidatura de Niterói foi apresentada pelo prefeito Rodrigo Neves, que preside a rede Mercocidades, formada por governos locais da América do Sul.
Antes da escolha, representantes de cidades da América Latina participaram de uma reunião mediada pelo prefeito. O encontro reuniu gestores do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Equador.
A proposta apresentou Niterói como sede de um encontro voltado à troca de experiências entre cidades e ao debate de políticas públicas locais.
“O cenário internacional exige cada vez mais cooperação entre os governos locais. As cidades estão na linha de frente do enfrentamento das grandes crises globais e precisam atuar de forma integrada”, afirmou Rodrigo Neves.
Evento discutirá democracia, tecnologia e serviços públicos
A Reunião Executiva da CGLU será integrada à programação da 26ª Conferência do OIDP.
O encontro terá como tema “Democracia em Rede: Inovação Digital para a Participação Cidadã e a Melhoria dos Serviços Públicos”.
A programação deve reunir debates sobre:
- inteligência artificial;
- governança pública;
- participação cidadã;
- cidades conectadas;
- serviços públicos no século XXI;
- democracia e mudanças climáticas;
- transformações tecnológicas.
Niterói amplia agenda internacional
A escolha coloca Niterói no calendário de encontros internacionais ligados à gestão pública, democracia participativa e cooperação entre cidades.
A CGLU reúne associações, redes e governos locais de diferentes regiões do mundo. Já o OIDP promove intercâmbio entre cidades, universidades, entidades e organizações que desenvolvem experiências de participação popular e inovação democrática.
Com a realização dos dois encontros em 2027, Niterói deverá receber delegações estrangeiras, gestores públicos, pesquisadores e representantes de redes internacionais.









