O Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa (MACquinho) celebra o Dia Internacional da Mulher com a entrega do Prêmio Dona Alaíde e Dona Luísa nesta sexta-feira (15). A iniciativa reconhece mulheres e coletivos femininos que desenvolvem ações de base cultural, educacional e esportiva nas periferias de Niterói.
A premiação homenageia duas líderes do Morro do Palácio, Dona Alaíde e Dona Luísa, por seu legado na expansão e fortalecimento de políticas públicas na comunidade. A cerimônia, que integra o calendário de celebrações do mês da mulher, terá início às 16h no MACquinho, na Boa Viagem.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
A subsecretária de Governo e coordenadora do Centro Cultural, Walkíria Nictheroy, destaca a importância do prêmio em reconhecer o trabalho de tantas mulheres:
“Este prêmio destaca a importância dessas mulheres e coletivos na construção de uma sociedade mais inclusiva e culturalmente diversa. Elas constroem uma cidade democrática que promove os direitos das mulheres.”
A programação do evento também inclui:
- Abertura da casa ao som da DJ Kora (16h);
- Abertura da exposição “Sou uma, mas não ando só”, com fotos de Halline Macenas, Bia Póvoa e Rebeca Belchior (18h);
- Solenidade de reconhecimento e apresentação das mulheres e coletivos premiados (18h);
- Apresentação do Samba Que Elas Querem;
- Apresentação das mulheres do curso de Afro Percussão do MACquinho.
A exposição “Sou uma, mas não ando só” fica em cartaz até 15 de abril e retrata 20 projetos liderados por mulheres em territórios periféricos de Niterói. A curadoria é de Walkíria Nictheroy, que ressalta a importância da coletividade e da luta por uma sociedade mais justa para as mulheres.
O evento é aberto ao público e celebra a força e a contribuição das mulheres para a construção de uma Niterói mais justa e diversa.
Serviço:
- Evento: Prêmio Dona Alaíde e Dona Luísa
- Data: 15 de março de 2024
- Horário: A partir das 16h
- Local: MACquinho – Centro Cultural de Cidadania e Economia Criativa (Rua Presidente Pedreira, 78 – Boa Viagem, Niterói)