Leste FluminenseNiterói

Niterói participa de evento internacional sobre inovação urbana

Niterói participa de evento internacional sobre inovação urbana

Foto: Divulgação – Ascom

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), em representação à Prefeitura de Niterói, marcou presença no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, sendo um dos principais eventos globais sobre inovação urbana.

O subsecretário de Governo Digital da SEPLAG, Marcelo Zander, foi convidado para integrar uma mesa de debate sobre a importância dos direitos digitais. Juntamente com representantes de cidades europeias e latino-americanas, bem como da ONU-Habitat, Zander participou do painel “Direitos Humanos na Era Digital: Lições das cidades da Europa e da América Latina”.

O objetivo do painel era discutir a adoção de uma abordagem baseada nos direitos humanos pelas cidades em sua transformação digital e compartilhar exemplos, conhecimento e aprendizados na implementação local. Especialistas de diversas áreas reuniram-se no evento para compartilhar ideias sobre como construir um futuro mais sustentável e vantajoso para as cidades.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

Entre os participantes do painel estavam Nicolás Rebolledo, cofundador e diretor de estratégia de Londres, Manon Reniers, coordenadora de projeto em Bruxelas, Claudia Bailey, gerente de engajamento da Câmara Municipal de Dublin, e Edlam Yemeru, chefe de conhecimento e inovação da ONU-Habitat.

O Projeto de Governança de Direitos Digitais foi uma iniciativa simultânea de cidades tanto na Europa como na América Latina, com o objetivo de auxiliar os governos locais na proteção dos direitos humanos em ambientes digitais. Esses projetos visavam fortalecer as capacidades das cidades em liderar estratégias e ferramentas de transformação digital centradas nas necessidades das pessoas.

Segundo Marcelo Zander, “o evento foi importante para evidenciar o interesse de Niterói em envolver todos os cidadãos na transformação digital do município e demonstrar preocupação com a inclusão digital. Após a apresentação, outros municípios manifestaram interesse em participar da coalizão promovida pela ONU-Habitat, o que mostra que a experiência positiva de Niterói está ajudando a população de outras cidades.”

Governo Digital

Niterói foi um dos primeiros municípios do Brasil a lançar uma Estratégia de Governo Digital (EGD) e continua desenvolvendo projetos e iniciativas voltados para a transformação digital da cidade.

Além disso, a cidade está prestes a se tornar pioneira na elaboração de uma cartilha que define os direitos digitais dos cidadãos, reforçando seu compromisso com a proteção e promoção dos direitos no ambiente digital.

Niterói também faz parte da Cities Coalition for Digital Rights, uma rede de cidades que colaboram na elaboração de políticas fundamentadas nos direitos digitais.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *