A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), em representação à Prefeitura de Niterói, marcou presença no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, sendo um dos principais eventos globais sobre inovação urbana.
O subsecretário de Governo Digital da SEPLAG, Marcelo Zander, foi convidado para integrar uma mesa de debate sobre a importância dos direitos digitais. Juntamente com representantes de cidades europeias e latino-americanas, bem como da ONU-Habitat, Zander participou do painel “Direitos Humanos na Era Digital: Lições das cidades da Europa e da América Latina”.
O objetivo do painel era discutir a adoção de uma abordagem baseada nos direitos humanos pelas cidades em sua transformação digital e compartilhar exemplos, conhecimento e aprendizados na implementação local. Especialistas de diversas áreas reuniram-se no evento para compartilhar ideias sobre como construir um futuro mais sustentável e vantajoso para as cidades.
“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”
Entre os participantes do painel estavam Nicolás Rebolledo, cofundador e diretor de estratégia de Londres, Manon Reniers, coordenadora de projeto em Bruxelas, Claudia Bailey, gerente de engajamento da Câmara Municipal de Dublin, e Edlam Yemeru, chefe de conhecimento e inovação da ONU-Habitat.
O Projeto de Governança de Direitos Digitais foi uma iniciativa simultânea de cidades tanto na Europa como na América Latina, com o objetivo de auxiliar os governos locais na proteção dos direitos humanos em ambientes digitais. Esses projetos visavam fortalecer as capacidades das cidades em liderar estratégias e ferramentas de transformação digital centradas nas necessidades das pessoas.
Segundo Marcelo Zander, “o evento foi importante para evidenciar o interesse de Niterói em envolver todos os cidadãos na transformação digital do município e demonstrar preocupação com a inclusão digital. Após a apresentação, outros municípios manifestaram interesse em participar da coalizão promovida pela ONU-Habitat, o que mostra que a experiência positiva de Niterói está ajudando a população de outras cidades.”
Governo Digital
Niterói foi um dos primeiros municípios do Brasil a lançar uma Estratégia de Governo Digital (EGD) e continua desenvolvendo projetos e iniciativas voltados para a transformação digital da cidade.
Além disso, a cidade está prestes a se tornar pioneira na elaboração de uma cartilha que define os direitos digitais dos cidadãos, reforçando seu compromisso com a proteção e promoção dos direitos no ambiente digital.
Niterói também faz parte da Cities Coalition for Digital Rights, uma rede de cidades que colaboram na elaboração de políticas fundamentadas nos direitos digitais.