Leste FluminenseNiterói

Niterói em alerta máximo: chuvas fortes podem causar transtornos

Niterói em alerta máximo: chuvas fortes podem causar transtornos

Foto: Divulgação

Niterói está em estágio de alerta máximo desde às 2h15 deste domingo devido à previsão de chuvas moderadas a fortes. A cidade registrou o maior volume de chuva em uma hora desde que começou a medição pelo município. Foram 120,2 milímetros de chuva em apenas uma hora, representando mais de 80% do total esperado para todo o mês de janeiro.

A Defesa Civil da Prefeitura de Niterói já atendeu a 14 ocorrências de deslizamentos, mas até o momento não há registros de mortes ou feridos graves. Atualmente, 21 pessoas estão desabrigadas e 43 desalojadas, recebendo assistência da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

A cidade registrou deslizamentos de encosta e desabamentos de casas nas regiões do Boa Vista, Bonfim, Cavalão, São Francisco e Morro da Penha. Oito sirenes foram acionadas desde a noite de sábado, alertando os moradores do Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Travessa Beltrão e Morro do Palácio, para que se deslocassem para pontos de apoio com a ajuda de voluntários e lideranças dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).

Além disso, foram registrados 12 casos de queda de árvores, que foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

Investimentos em contenção de encostas

Apesar do volume de chuva excepcional, o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, coronel Walace Medeiros, ressaltou que os investimentos em contenção de encostas nos últimos anos ajudaram a minimizar os impactos.

“O maior registro anterior de chuva em Niterói era de 86 milímetros em uma hora, em fevereiro do ano passado. No último sábado, foram mais de 120 milímetros em uma hora. Foi muita água em pouco tempo, representando mais de 80% do total esperado para janeiro. Mas as intervenções nas encostas salvaram vidas”, afirmou o coronel.

Uma força-tarefa formada pela Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e pela Seconser está nas ruas para mitigar os efeitos do temporal. A Clin conta com 500 agentes e 70 equipamentos, realizando serviços como varrição, remoção de lama, galhos e entulhos, e lavagem de ruas.

Niterói em alerta máximo: chuvas fortes podem causar transtornos

Foto: Divulgação

Mais de 100 toneladas de resíduos já foram recolhidas. Já a Seconser possui 100 funcionários atuando na poda de árvores e desobstrução de ralos. A NitTrans também está dando apoio às ações.

Zonas afetadas

O Centro de Niterói e as regiões Norte, Sul e das praias da Baía foram as mais afetadas pelas chuvas da noite de sábado e madrugada de domingo. Houve alagamentos em diversos pontos da cidade, incluindo a Avenida Roberto Silveira, o que causou transtornos no trânsito. As equipes técnicas da Defesa Civil continuam em alerta e realizando vistorias nos locais de risco.

A previsão meteorológica indica que as chuvas podem continuar ao longo do domingo, com volumes moderados a fortes. A Prefeitura de Niterói orienta a população a ficar atenta aos alertas da Defesa Civil, que são divulgados nas mídias sociais, por SMS, grupos de WhatsApp e pelo aplicativo ALERTA DCNIT. Em caso de emergência, as pessoas devem acionar a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 2620-0199.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *