Leste FluminenseNiterói

Niterói em alerta máximo após fortes chuvas

Niterói em alerta máximo após fortes chuvas

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

Niterói entrou em estágio de Alerta às 22h45 deste sábado devido às intensas chuvas que atingiram a cidade. No entanto, às 10h deste domingo, o município voltou para o estágio de Atenção. A previsão para as próximas horas é de chuva fraca.

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia informou que aproximadamente mil funcionários estão nas ruas atendendo as ocorrências, entre eles, membros da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais e Nittrans. As equipes estão utilizando retroescavadeiras, vac-all, caminhão pipa e compactadores.

Niterói em alerta máximo após fortes chuvas

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

É recomendado que, se possível, a população evite o deslocamento. Até o momento, foram registradas a queda de três árvores e cinco ocorrências, sendo dois deslizamentos, dois desabamentos e um afundamento de rua. Não há relatos de vítimas.

Acumulados pluviométricos e medidas de prevenção

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informou que os maiores acumulados de chuva em uma hora foram registrados nas regiões de Jurujuba, Morro do Estado, Morro do Cavalão / Morro da Penha e Piratininga. Em um período de 24 horas, os maiores acumulados foram no Morro do Estado, Jurujuba e Morro da Penha.

Niterói em alerta máximo após fortes chuvas

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

O valor acumulado nesse período já ultrapassou a média histórica do mês de outubro. Diante dessa situação, a Defesa Civil faz algumas orientações à população, como evitar ficar próximo a árvores, redes de energia elétrica, toldos, tapumes ou áreas descampadas durante ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas.

 

Além disso, é recomendado evitar transitar em áreas alagadas e locais próximos a córregos, canais e rios que possam transbordar. Moradores de áreas de risco devem estar atentos a indícios de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros. Quem já se encontra em locais seguros deve permanecer nesses locais até que o aviso de chuva intensa seja encerrado.

Estágios de alerta e informações importantes

A Defesa Civil de Niterói trabalha com quatro estágios operacionais: Vigilância (normal), Atenção, Alerta e Alerta Máximo. Cada estágio possui medidas e protocolos específicos que são adotados pelo órgão, órgãos públicos e pela população. Os estágios vão desde o monitoramento até a evacuação de áreas de risco.

Em caso de emergências, a população pode entrar em contato pelo telefone 199 ou 2620-0199. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói está disponível 24 horas para monitorar as condições meteorológicas e enviar informações detalhadas sobre a previsão do tempo e alertas através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.

Sistema de Defesa Civil e Plano de Resiliência

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói possui 154 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 2700 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Além disso, há 37 sirenes espalhadas pelas comunidades com alcance de mais de 120 mil pessoas.

Niterói em alerta máximo após fortes chuvas

Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

A secretaria também disponibiliza cerca de 30 pontos de apoio para a população em casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos, que podem ser consultados através do aplicativo Alerta DCNit, no ícone sirenes – pontos de apoio.

Desde 2013, a cidade de Niterói tem investido mais de R$ 45 milhões em obras de intervenção em encostas, visando aumentar a res

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *