

MUVI avança com instalação de ponte no trecho 4 em São Gonçalo | Divulgação/Luiz Carvalho/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo
As obras do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) seguem em ritmo acelerado em São Gonçalo. Na última sexta-feira (29), foi realizado o içamento e assentamento das vigas de uma ponte de 16 metros de comprimento por 7,80 metros de largura.
A nova estrutura, localizada no trecho 4, terá duas pistas para carros no sentido Guaxindiba, interligando a Ponte Seca ao bairro da Trindade.
Antes da instalação, já haviam sido executados serviços de estaca raiz e blocos de coroamento, que compõem a base do elevado. O trecho 4 conecta o bairro Estrela do Norte à Trindade.
O maior projeto viário da cidade
O MUVI é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo. Com investimento de R$ 287 milhões, trata-se do maior projeto de mobilidade urbana da história da cidade.


MUVI avança com instalação de ponte no trecho 4 em São Gonçalo | Divulgação/Luiz Carvalho/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo
O corredor viário terá 18 km de extensão, ligando o bairro de Neves até Guaxindiba, e inclui obras de drenagem, pavimentação, ciclovias, calçadas, meios-fios, paisagismo e pistas preferenciais para ônibus.
Avanços no trecho 4
No mesmo trecho onde foi instalada a ponte, estão sendo construídas novas calçadas e vagas de estacionamento, reorganizando veículos que antes ocupavam irregularmente as vias.
Em Estrela do Norte, já foi entregue um estacionamento com dezenas de vagas, e as obras avançam também em São Miguel.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
O prefeito Capitão Nelson destacou os benefícios:
“É muito bom ver a nossa cidade evoluindo! O MUVI está renovando calçadas, criando vagas de estacionamento, realizando serviços de drenagem e pavimentação e revitalizando bairros inteiros.”


MUVI avança com instalação de ponte no trecho 4 em São Gonçalo | Divulgação/Luiz Carvalho/Fabio Guimarães/Prefeitura de São Gonçalo
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, reforçou:
“A instalação da ponte e a implantação de vagas organizadas melhoram a mobilidade, dão mais fluidez ao trânsito e aumentam a segurança de motoristas e pedestres.”
Opinião da população
Morador do bairro Estrela do Norte, o vigilante Bruno Lima, de 43 anos, aprovou as melhorias:
“É transformação! Antes os carros ficavam parados na rua, era pior. Agora temos novas vagas de estacionamento e pistas, melhorando a vida do gonçalense.”
MUVI já visível em diversos bairros
O impacto das obras já pode ser visto em Neves, Vila Lage, Porto Velho, Paraíso, Parada 40, Camarão e Centro, entre outros.
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e vai transformar a infraestrutura viária, garantindo mais conforto e mobilidade para motoristas, pedestres e ciclistas.