
Maricá investe em mobilidade urbana com novo plano | Divulgação/Clarildo Menezes/Prefeitura de Maricá
Bicicletas ganham espaço, transporte público se moderniza e calçadas se tornam mais seguras: Maricá traça o futuro da mobilidade urbana com o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, instituído em maio pela Prefeitura. O plano, fruto de quase dois anos de debates e participação da população, define diretrizes para tornar a cidade mais acessível, sustentável e humana.
+ LEIA TAMBÉM: ►Cultura de Niterói promove “Uma Noite no Museu” Janete Costa
Dessa forma, o plano coloca a bicicleta como protagonista da mobilidade urbana. Assim, integração com outros meios de transporte, Plano Permanente de Manutenção da Ciclovia e pontos de apoio ao ciclista ao longo do trajeto são algumas das medidas previstas. O transporte público coletivo também terá atenção especial, com aprimoramento do serviço e estudo de viabilidade para ligação rodoferroviária.
Sendo assim, calçadas qualificadas em diversos distritos, projeto de caminhos verdes no centro da cidade, iluminação em travessias e desapropriação do terreno para o novo Terminal Rodoviário de Maricá estão entre as ações que visam melhorar a infraestrutura para pedestres. Faixas exclusivas de ônibus ao longo da RJ-106 e a nova via TransMaricá Norte também fazem parte do plano.
“O Plano de Mobilidade Urbana é um presente para Maricá”, afirma o secretário de Urbanismo, Celso Cabral. “Ele define metas para uma cidade mais conectada, com melhor infraestrutura, transporte público eficiente e segurança para todos. Quem ganha é a população.”
+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI
A elaboração do plano contou com a participação ativa da comunidade. Onze oficinas em encontros distritais, oficinas temáticas e quatro audiências públicas. Assim, além de questionários online e pesquisas, resultaram em 32 documentos que podem ser acessados no site da Prefeitura.
Enfim, o decreto n° 1.434 de 10 de maio de 2024 foi publicado na edição nº 1.592 do Jornal Oficial de Maricá (JOM). Assim, estando disponível no Portal da Prefeitura.