Leste FluminenseMaricá

Maricá: 285 mudas nativas para reflorestar a restinga de Itaipuaçu

Maricá: 285 mudas nativas para reflorestar a restinga de Itaipuaçu

Maricá: 285 mudas nativas para reflorestar a restinga de Itaipuaçu | Divulgação/Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, avança na restauração da restinga ao longo da orla marítima da cidade. Em Itaipuaçu, as equipes iniciaram o trabalho com o plantio de 285 mudas nativas da Mata Atlântica, as primeiras de 1.728 que serão plantadas na região. O objetivo é restaurar a vegetação nativa e preservar a rica biodiversidade local.

+ LEIA TAMBÉM: ►Maricá investe em mobilidade urbana com novo plano

Sendo assim, o plantio está sendo feito em “ilhas de vegetação”, agrupamentos de mudas que garantem melhores condições de desenvolvimento. Em Itaipuaçu, serão 18 ilhas, enquanto em Ponta Negra, onde o trabalho já começou, duas ilhas já receberam 192 mudas. Ao todo, 4.728 mudas serão plantadas ao longo de 34 km de restinga nas praias de Itaipuaçu, Barra de Maricá, Guaratiba, Cordeirinho, Ponta Negra e Jaconé.

Dessa forma, as espécies escolhidas para o reflorestamento foram cuidadosamente selecionadas para garantir a recomposição da flora nativa da restinga. Contudo, entre elas estão aroeira, guriri, juramento, papagaio, abaneiro, ipomea roxa, jacaré, rabo-de-galo, fedegoso, feijão-de-porco, pitanga, maria-mole, capororoquinha e fruto-do-café. A distribuição das mudas é feita de forma estratégica para evitar a competição entre as espécies e garantir o sucesso do plantio.

“A restauração da restinga é fundamental para a preservação do nosso ecossistema”, afirma a secretária de Cidade Sustentável, Andressa Bittencourt. “Além de auxiliar na manutenção da biodiversidade e no equilíbrio climático, essa ação é crucial para proteger espécies como o Liolaemus lutzae, um lagarto endêmico da restinga, e para evitar a erosão dos solos costeiros.”

+ MAIS NOTÍCIAS DE MARICÁ? CLIQUE AQUI

A bióloga Tatiane Pereira de Souza, responsável pelo projeto, explica que o trabalho consiste em uma restauração ecológica completa, recuperando áreas que foram degradadas ao longo do tempo.

“A restinga em Itaipuaçu perdeu grande parte da sua vegetação original”, comenta. “Para garantir o sucesso do plantio, estamos utilizando técnicas como a aplicação de hidrogel para retenção de água e adubação orgânica para nutrir as mudas.”

Maricá: 285 mudas nativas para reflorestar a restinga de Itaipuaçu

Maricá: 285 mudas nativas para reflorestar a restinga de Itaipuaçu | Divulgação/Bernardo Gomes

A restinga de Maricá está inserida na APA da cidade e, por isso, recebe atenção especial da Prefeitura. Assim, além do plantio de mudas, outras ações estão sendo realizadas para sua proteção, como o cercamento com mourões de eucalipto e fios de arame, a limpeza da área e a remoção de espécies exóticas invasoras.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *